Perfil dos pesquisadores na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este estudo avaliou o perfil dos bolsistas de produtividade científica da área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foram analisados os currículos Lattes de todos os pesquisadores das referidas áreas do conhecimento. As variáveis analisadas foram: gênero, categoria do bolsista, instituição de origem, tempo de conclusão do doutorado, artigos publicados, publicação de livros e capítulos e orientações de iniciação científica e pós-graduação. Entre os pesquisadores, houve predomínio do gênero feminino, com a maioria dos bolsistas na categoria 2, distribuídos por seis estados da Federação, com predomínio de São Paulo e Minas Gerais. Todos os bolsistas encontram-se vinculados a instituições de ensino superior. Esses resultados permitem uma reflexão sobre aprodução científica em áreas em expansão e podem propiciar discussões a respeito do aumento contínuo por financiamento junto às agências de fomento à pesquisa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rafael Silveira Freire
  • Eduardo Araújo Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marise Fagundes Silveira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Daniella Reis Barbosa Martelli
  • Maria Cristina L. Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Hercílio Martelli Júnior Universidade Estadual de Montes Claros
Biografia
Rafael Silveira Freire
Universidade Estadual de Montes Claros 
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

FREIRE, R. S.; OLIVEIRA, E. A.; SILVEIRA, M. F.; MARTELLI, D. R. B.; OLIVEIRA, M. C. L.; JÚNIOR, H. M. Perfil dos pesquisadores na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 19, 30 mar. 2013.

Seção

Estudos

Publicado:

Mar 30, 2013

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.