Determinantes das atividades de pesquisa e pós-graduação nas universidades federais brasileiras.

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Resumo

A partir de dados obtidos na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e nos relatórios de gestão de 57 universidades federais brasileiras, foram analisados os principais determinantes do número de programas de pós-graduação e da nota média desses programas. Observou-se que a região, a população da cidade, o ano de fundação, o número de alunos da graduação e o incentivo à qualificação dos técnicos não têm influência significativa. O número de programas depende do bom andamento da carreira dos professores, avaliada pela sua qualificação e idade. O número de técnicos também colabora positivamente. Quanto à nota média, observou-se que as universidades melhores são aquelas com um número maior de programas, o que demonstra resultados positivos da competição interdepartamental dentro da instituição.

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Autores
  • Fabiano Mourão Vieira
  • Ricardo Jhum Fukaya CGU
  • Ivanir Kunz Analista de Ciência e Tecnologia (CNPq).
Biografia
Fabiano Mourão Vieira
Doutor em Economia (USP). Professor universitário (Faculdade Bagozzi). Analista de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União. Área de conhecimento: Economia do Setor Público.
Ricardo Jhum Fukaya, CGU
Graduação em Administração pela UFPR. Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.
Ivanir Kunz, Analista de Ciência e Tecnologia (CNPq).
Doutora em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP). Área de Conhecimento: Política Científica e Tecnológica.Atualmente lotada na AGU.
Referências

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Como Citar

VIEIRA, F. M.; FUKAYA, R. J.; KUNZ, I. Determinantes das atividades de pesquisa e pós-graduação nas universidades federais brasileiras. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 29, 6 jun. 2016.

Seção

Estudos

Publicado:

Jun 6, 2016
Palavras-chave:

Pós-Graduação. Avaliação. Programa.

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