A formação acadêmica e a produção do conhecimento científico do fisioterapeuta pesquisador amazônida

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo correlaciona os dados de formação de 66 fisioterapeutas pesquisadores amazônidas e suas produções bibliográficas. Os dados mostram que apenas 24,2% são doutores, 50% realizaram a pós-graduação na região amazônica e 13% fizeram pós-graduação na área de Fisioterapia, todos estes fora da região amazônica. Constatou-se que a produção científica está concentrada em revistas Qualis B. Entende-se que o caminho para que o fisioterapeuta da região produza conhecimentos voltados à área de Fisioterapia e também relacionados à realidade local é o fortalecimento dos programas de iniciação científica e a união de competências entre instituições, com o intuito de implementar programas de pós-graduação stricto sensu em Fisioterapia na região amazônica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Gianne de La-Rocque Barros Warken Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Viana, Universidade do Estado do Pará
  • Jofre Jacob da Silva Freitas Universidade do Estado do Pará
  • Robson José de Souza Domingues Universidade do Estado do Pará
  • Katia Simone Kietzer Universidade do Estado do Pará
Biografia
Gianne de La-Rocque Barros Warken, Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Viana, Universidade do Estado do Pará
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia da UEPA
Jofre Jacob da Silva Freitas, Universidade do Estado do Pará
professor doutor, Titular em histologia, pesquisador-orientador do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde na Amazònia.
Robson José de Souza Domingues, Universidade do Estado do Pará
Professor doutor Titular em Morfologia, pesquisador-orientador do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde na Amazònia da UEPA.
Katia Simone Kietzer, Universidade do Estado do Pará
Doutora em morfologia, pesquisadora e orientadora no Programa de Mestrado profissional Ensino em Saúde na Amazônia da UEPA
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

WARKEN, G. DE L.-R. B.; FREITAS, J. J. DA S.; DOMINGUES, R. J. DE S.; KIETZER, K. S. A formação acadêmica e a produção do conhecimento científico do fisioterapeuta pesquisador amazônida. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 29, 6 jun. 2016.

Seção

Estudos

Publicado:

Jun 6, 2016
Palavras-chave:

Fisioterapia. Pós-Graduação. Ensino. Educação em Saúde.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.