Abordagens interdisciplinares e interpretações sobre desenvolvimento e mundo rural em um programa de pós-graduação em Ciências Sociais

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A proposta deste estudo insere-se no debate sobre a interdisciplinaridade na pesquisa e na pós-graduação, ao definir como objetivo a análise de abordagens e interpretações sobre “desenvolvimento” e “mundo rural” como conceitos e como prática nas Ciências Sociais, a partir de um estudo de caso. Para tanto, os autores tomarão como base a produção científica interdisciplinar – teses e dissertações, do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CPDA/UFRRJ, voltada para as questões do mundo rural brasileiro. A análise da construção do campo das Ciências Sociais no Brasil é significativa para o entendimento das escolhas e posturas teórico-metodológicas interdisciplinares de muitos programas de pós-graduação, para a elucidação de suas pesquisas e para formulações e interpretações de processos sociais. Como resultado, dentro de um amplo universo de trabalhos acadêmicos, são apresentados exemplos de estudos reconhecidos como interdisciplinares em suas abordagens sobre desenvolvimento e mundo rural.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Susana Cesco Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA
  • Eli Napoleão de Lima Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ
  • Roberto José Moreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ
Biografia
Susana Cesco, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA
Doutora em História Social pela UFRJ;Professora na Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA
Eli Napoleão de Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ
Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.Professora no CPDA/UFRRJ
Roberto José Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ
Doutorado em Economia. Cornell University, CORNELL, Estados Unidos. Professor no CPDA/UFRRJ
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CESCO, S.; LIMA, E. N. DE; MOREIRA, R. J. Abordagens interdisciplinares e interpretações sobre desenvolvimento e mundo rural em um programa de pós-graduação em Ciências Sociais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30, 22 dez. 2016.

Seção

Experiências

Publicado:

Dez 22, 2016
Palavras-chave:

Ciências Sociais. Interdisciplinaridade. Desenvolvimento. Mundo Rural.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.