ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA DISCIPLINA PESQUISA NA EDUCAÇÃO um relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este trabalho aborda uma experiência em estágio de docência na graduação em Pedagogia de uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Objetivou-se, neste texto, descrever e analisar a experiência vivenciada no estágio de docência junto à disciplina “Pesquisa na Educação”. O estágio de docência na graduação é uma atividade complementar à formação do/a pós-graduando/a sendo obrigatório aos/às estudantes contemplados/as pelas bolsas de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Verificou-se que para a estagiária a experiência no estágio de docência foi bastante positiva. Conclui-se que para além da obrigatoriedade o estágio prepara o/a pós-graduando/a para a docência na educação superior; essa vivência contribui para reflexões do fazer docente, sobre o que é necessário para a formação do/a graduando/a e o que é essencial para ser professor/a.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Ana Lidia Lemes de Assunção Silva
  • Ana Luisa Alves Cordeiro Universidade Federal de Mato Grosso
Biografia
Referências

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O Professor Pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília: Presidência da República, 1996.

BRASIL. Resolução CONSEPE nº 076, de 23 de agosto de 1999. Institui e Regulamenta o Estágio de Docência na Graduação, para os Discentes dos Cursos de Pós-Graduação “Stricto Sensu”, da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: UFMT, 1999.

BRASIL. Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010. Aprova o novo Regulamento do Programa de Demanda Social constante do Anexo a esta Portaria. Diário Oficial da União Nº73, 19 de abril de 2010. Brasília: MEC, 2010.

COSTA, Daiene de Cássia Souza da. Docência universitária e formação pedagógica: o estágio de docência na pós-graduação stricto sensu. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR, 2015.

D'ÁVILA, Paulo Gilberto Simões. Impacto do estágio de docência sobre o ensino de graduação de bioquímica. 2007. 36 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.

DESLANDES, Suely Ferreira. O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, Maria C. de S. (Org). Pesquisa Social: teoria, métodos e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

FAZENDA, Irani (Org). Metodologia da pesquisa educacional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

GATTI, Bernadete Angelina. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria C. de S. (Org). Pesquisa Social: teoria, métodos e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

LÜDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, Marli. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2006.

MARTINS, Maria Márcia Melo de Castro. Estágio de docência na pós-graduação stricto sensu: uma perspectiva de formação pedagógica. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza/CE, 2013.

MINAYO, Maria C. de S. (Org). Pesquisa Social: teoria, métodos e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

RIBEIRO, Gabriela Machado. Estágio de docência na graduação: possibilidades e limites na formação de professores universitários. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2012.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SILVA, A. L. L. de A.; CORDEIRO, A. L. A. ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA DISCIPLINA PESQUISA NA EDUCAÇÃO: um relato de experiência . Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–13, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i36.1664. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1664. Acesso em: 27 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

nov. 2, 2020
Palavras-chave:

Estágio de Docência. Formação Docente. Pós-Graduação., Teaching Internship. Teacher Training. Post-Graduation., Práctica de docencia. Formación docente. Posgraduación.