Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Neste artigo nós apresentamos a evolução da proposta pedagógica e da estrutura curricular do Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Descrevemos a proposta original, implementada em 2001, e nossa avaliação de suas principais limitações após o primeiro triênio. Em seguida, apresentamos os ajustes realizados e os resultados obtidos ao final do segundo triênio. Finalmente, apresentamos as modificações que planejamos para o terceiro triênio e nossa proposta curricular para o doutorado, atualmente em apreciação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Avaliamos que as alterações de percurso realizadas em nosso curso permitiram um nível elevado de integração entre os estudantes e, principalmente, do desenvolvimento do espírito crítico, com refl exos positivos sobre a qualidade dos projetos de mestrado, dos artigos publicados e na sua formação como pesquisadores e professores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Pedro Luís Bernardo da Rocha
  • Blandina Felipe Viana
  • Charbel Niño El-Hani
  • Eduardo Mendes da Silva
  • Francisco Carlos Rocha de Barros Junior
  • Mauro Ramalho
  • Paulo de Oliveira Mafalda Junior
  • Sueli Almuiña Holmer Silva
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ROCHA, P. L. B. da; VIANA, B. F.; EL-HANI, C. N.; DA SILVA, E. M.; DE BARROS JUNIOR, F. C. R.; RAMALHO, M.; MAFALDA JUNIOR, P. de O.; SILVA, S. A. H. Pós-graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 4, n. 8, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2007.v4.131. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/131. Acesso em: 30 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Estrutura curricular. Proposta pedagógica. Pós-Graduação. Ecologia Curriculum. Pedagogic project. Graduate studies. Ecology.