Impactos na prática docente de uma disciplina do mestrado profissional
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada com egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, cujo objetivo foi verificar os impactos da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre a atuação dos sujeitos na prática docente. A coleta de dados se deu por meio de um questionário on-line. Os resultados apontam que a maioria dos egressos desconheciam sobre a abordagem CTS no início do mestrado profissional. Após realização da disciplina em análise, a maioria passou a usá-la na sua prática docente, pois consideram que ela favorece a relação professor-aluno, aumenta o interesse dos discentes pelos conteúdos curriculares, e melhora a capacidade de reflexão e de crítica sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
ACEVEDO DÍAZ, J. A. Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. Borrador, Madrid, n. 13, p. 26-30, 1996. Disponível em:
AULER, D. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. 257 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Visões de Professores sobre as Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2. 1999, Valinhos. Anais… Valinhos: Abrapec, 1999.
______. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.
AZEVEDO, R. O. M. et al. Questões sociocientíficas com enfoque CTS na formação de professores de Ciências: perspectiva de complementaridade. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 18, p. 84-98, jan-jun., 2013. Disponível em: < http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/2025>, Acesso em 20 jun. 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.BRASIL. Portaria Interministerial nº 1.227, de 28 de dezembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 248, 29 dez. 2009. Seção 1, p. 20. Disponível em:
BAZZO, W. A.; CURY, H. N. Formação crítica em Matemática: uma questão curricular? Bolema, Rio Claro, v. 14, n. 16, p. 29-47, jan-dez, 2001.
CEREZO, J. A. L. Ciencia, tecnología y sociedad: el estado de la cuestión en Europa y Estados Unidos. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 18, p. 13-40, sept./dic., 1998.
______. Ciência, tecnologia e sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: SANTOS, L. W. (Org.). Ciência, tecnologia e sociedade: o desafio da interação. Londrina: Iapar, 2002. p. 3-38.
FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Ienci: Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 77-105, mar. 2013. Disponível em: < https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/issue/view/12 >. Acesso em 16 mar. 2017.
FERREIRA, A. F. et al. A pesquisa aplicada em educação: uma experiência de intervenção na educação básica de Salvador/BA. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1, 2014, Campina Grande. Anais… Campina Grande: AINPGP, 2014.
GARCÍA, M. I. G., CEREZO, J. A. L., LÓPEZ, L. L. Ciencia, Tecnología y Sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Tecnos, 1996.
MENESTRINA, T. C.; BAZZO, W. A. Alternativas para a formação do engenheiro: as concepções de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 32. Brasília-DF, 14 a 17 set. 2004. Anais..., Brasília, DF: Abenge, 2004. p. 1-15.
MOREIRA, M. A. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 1, n. 1, p. 131-142, jul. 2004.
MOREIRA, M. A.; NARDI, R. Mestrado profissional na área de Ensino de Ciências e Matemática: alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, v. 2, n. 3, p. 1-9, dez. 2009.
NIEZER, T.; SILVEIRA, R. M. C. F.; FABER, F. Formação continuada e enfoque CTS: percepções de um grupo de professores de química. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Anais..., 3 a 6 de julho de 2017. Disponível em: < http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0853-1.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2017.
NIEZER, T. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; SAUER, E. Ensino de soluções químicas por meio do enfoque ciência-tecnologia-sociedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 15, n. 3, p. 428-449, dez. 2016.
PALACIOS, E. M. G. et al. Introdução aos estudos CTS (ciência, tecnologia e sociedade). Madri: Organização dos estados Ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura, 2003. (Cadernos de Ibero-América).
PINHEIRO, N. A. M. Educação crítico – reflexiva para um ensino médio científico tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. 2005. 306 p. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/101921/222011.pdf?sequence=1&isAllowed=y >. Acesso em: 18 nov. 2017.
PINHEIRO, N. A. M.; BAZZO, W. A. Uma experiência matemática sob o enfoque CTS: subsídios para discussões. Revista Perspectiva, Erechim, v. 28, p.33-49, set. 2004.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 1, p. 71-84, abr. 2007.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Objetivos do curso – Mestrado. Ponta Grossa: UTFPR, [2017a]. Disponível em:
______. Ementa – CTS. Ponta Grossa: UTFPR, [2017b. Disponível em:
______. Sobre o curso – Mestrado. Ponta Grossa: UTFPR, [2017c], Disponível em:
ROSA, S. E.; AULER, D. Manifestações da suposta neutralidade da ciência-tecnologia em abordagens CTS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9. 2013, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: 2013.
______. Não neutralidade da ciência-tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 203-231, nov. 2016.
SANTOS, W. L. P. Significados da educação científica com enfoque CTS. In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília, DF: Editora UnB, 2011. p. 21-47.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 95-111, jan. a jun. 2001.
______. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-23, dez. 2002.
SILVERIA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica. Revista Ciência & Educação (Bauru) vol. 15, nº. 03, jan. a jun. 2009.
______. IX Simpósio Internacional Processo Civilizador: Tecnologia e civilização. Ciência e Tecnologia: transformando a relação do ser humano com o mundo. Anais... Ponta Grossa/Paraná: IX Simpósio Internacional Processo Civilizador: Tecnologia e civilização, 2005. Disponível em:
SOUZA. F. L.; PEDROSA, E. M. P. O. Enfoque CTS e a Pesquisa Colaborativa na Formação de Professores Em Ciências. Rev. ARETÉ, Manaus. v. 4. n. 7. p. 24-33, ago. a dez. 2011.
VIEIRA, R. M. Formação continuada de professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico para uma educação em ciências com orientação CTS/PC. Tese (Doutorado em Didática) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2003.
VIEIRA, T. C.; VIEIRA, R. M. Construindo práticas didático-pedagógicas promotoras da literacia científica e do pensamento crítico. In: DOCUMENTOS de Trabajo de Iberciencia n. 2. Madrid: Organização dos Estados Ibero-americanos, 2014. Disponível em:
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Science, Technology, and Society. Professional Masters. Teaching Practice. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Mestrado Profissional. Prática Docente. Ciencia, Tecnología y Sociedad. Maestría Profesional. Práctica Docente.