Impactos na prática docente de uma disciplina do mestrado profissional

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Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada com egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Ponta Grossa, cujo objetivo foi verificar os impactos da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre a atuação dos sujeitos na prática docente. A coleta de dados se deu por meio de um questionário on-line. Os resultados apontam que a maioria dos egressos desconheciam sobre a abordagem CTS no início do mestrado profissional. Após realização da disciplina em análise, a maioria passou a usá-la na sua prática docente, pois consideram que ela favorece a relação professor-aluno, aumenta o interesse dos discentes pelos conteúdos curriculares, e melhora a capacidade de reflexão e de crítica sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade.

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Autores
  • Ana Lúcia Crisostimo Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Ponta Grossa-Pr.
Biografia
Ana Lúcia Crisostimo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro.
Formada em Ciências Biológica pela Unicentro. Doutora em Educação (UNICAMP).  Docente do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciência e Tecnologia- PPGECT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Ponta Grossa, PR.
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Ponta Grossa-Pr.
Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Ponta Grossa. Atualmente é professora nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT. 
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Como Citar

CRISOSTIMO, A. L.; SILVEIRA, R. M. C. F. Impactos na prática docente de uma disciplina do mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 14, n. 33, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1352. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1352. Acesso em: 30 out. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

nov. 20, 2017
Palavras-chave:

Science, Technology, and Society. Professional Masters. Teaching Practice. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Mestrado Profissional. Prática Docente. Ciencia, Tecnología y Sociedad. Maestría Profesional. Práctica Docente.