Expertise universitária: um conceito prospectivo

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Tendo como ponto de partida um projeto de informação sistematizada da expertise disponível em uma universidade, através de portal informatizado, o artigo reflete sobre aspectos conceituais e operacionais da questão. Apresenta perspectivas que derivam do projeto, explicitando quatro focos principais do conceito adotado: saberes relacionados a um fazer; relações diretas com a Sociedade; trabalho sobre problemas concretos e específicos; e enfrentamento destes como oportunidade para geração de conhecimento. Considerando as injunções postas para um sistema de informação (mediatização da expertise), o artigo expõe expectativas decorrentes dessa meta; desenvolve relações com o conceito de “inovação”; observa condições de articulação com a sustentabilidade da pesquisa; e oferece algumas propostas organizacionais e de prospecção para a eficiência de um sistema de informações sobre expertise universitária.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • José Luiz Braga
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BRAGA, J. L. Expertise universitária: um conceito prospectivo. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 5, n. 10, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2008.v5.154. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/154. Acesso em: 29 abr. 2024.

Seção

Debates
Palavras-chave:

Expertise. Inovação. Gestão do conhecimento. Sustentabilidade. Mediatização. Expertise. Innovation. Knowledge management. Sustainability. Mediatization.