BOLSAS CAPES DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL 1952-2019 um estudo a partir dos contextos de internacionalização da educação superior

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Resumo

A educação superior brasileira e sua internacionalização são, historicamente, intensamente dependentes do Estado e do governo federal. Um exemplo disso foi o Ciência sem Fronteiras - CsF, programa que surgiu em 2011 com a audaciosa meta de conceder, em quatro anos, 101 mil bolsas de mobilidade estudantil e docente internacionais. Esse programa foi considerado estratégico no governo Dilma, porém foi descontinuado tão logo ela saiu do poder. Neste artigo, busca-se situar a Capes e, mais especificamente, o CsF no histórico das políticas de educação superior dos diferentes governos federais. Dessa forma, a partir de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental, foi analisada a concessão de bolsas no exterior pela Capes, governo a governo, sendo proposta uma divisão da história da mobilidade estudantil para o exterior em seis períodos, onde são observados decréscimos de bolsas nos governos Costa e Silva, Médici, Itamar Franco, FHC e Temer. Além disso, foi elaborado um índice de mobilidade educacional (IME), que permitiu uma comparação relativa entre os diferentes governos federais em relação ao número de alunos de mestrado e doutorado, observando-se redução do indicador nos governos Itamar Franco, FHC e Temer, ditos liberais.

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Autores
  • Viviane Xavier de Araújo Cruz
Biografia
Viviane Xavier de Araújo Cruz

Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS, Mestre em Administração Pública pela UFG, Especialista em Relações Internacionais pela UnB. Atua profissionalmente na Coordenação Geral de Normatização e Estudos da Diretoria de Avaliação da CAPES e tem como especialidade avaliação e normatização de políticas públicas de educação superior.

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG).

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Como Citar

CRUZ, V. X. de A.; EICHLER, M. L. BOLSAS CAPES DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL 1952-2019: um estudo a partir dos contextos de internacionalização da educação superior. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 37, p. 1–25, 2021. DOI: 10.21713/rbpg.v17i37.1768. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1768. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 29, 2021
Palavras-chave:

Internacionalização da Educação. Programas Educacionais. Bolsas de Estudo.