A Tarefa de casa objetivos e implicações
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
- Resumo
Este artigo busca a reflexão sobre os desafios relacionados ao dever de casa e os objetivos a ela relacionados como: a interação família-escola, como instrumento para o desenvolvimento da autonomia do aluno e/ou de reforço do que é estudado em sala, como instrumento de aprendizagem: avaliativo e auto avaliativo e suas implicações. Por meio da busca bibliográfica exploratória, sustentada em vários autores, dentre os quais o sul-africano NDEBELE (2018), brasileiros e outros sul-americanos como CARVALHO (2006), COLLI e LUNA (2019), REGUEIRO et al (2020)., RESENDE et al (2018)., RODRIGUES (1998), SUEHIRO e BORUCHOVITCH (2019), VEGA et al.(2018) e norte-americanos como ATKINSON (2020) e KIDWELL (2004) procurou-se discutir como a tarefa de casa medeia vários objetivos importantes: permite e melhora a interação entre família e escola, fornecendo ao aluno meios de se tornar mais autônomo, responsável e disciplinado. Serve ainda de meio para reforçar o que não foi apreendido em sala de aula, prestando-se a instrumento de avalição do processo ensino-aprendizagem pelos professores, pelos pais e pelo próprio aluno. Ademais apontamos outras implicações deste objeto de pesquisa relacionadas a questões afetivas, econômicas e sociais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ATKINSON, J. Why homework is important Disponível em
CARVALHO, M. E. P. Dever de casa: práticas atuais e visões de professoras, estudantes de pedagogia e mães. João Pessoa: UFPB. Centro de Educação, 2003.
CARVALHO, M. E. P. O dever de casa como política educacional e objeto de pesquisa. João Pessoa: UFPB. Centro de Educação, 2006.
COLLI, D.R. & LUNA, S.V. de. Práticas de integração Família-Escola como Preditoras do Desempenho Escolar de Alunos. Psicologia Escolar Educacional - EPUB. Vol.39. Brasília. Dez. 2019.
KIDWELL, V. Homework, 2004. Continuum Publisher, London. (p. 3 – 10).
NDEBELE, M. Homework in the foundation phase: perceptions of principals of eight primary schools in Johannesburg. South African Journal of Education. Vol. 38 n. 2 Pretoria, 2018.
PAULA, F. A. Lições, deveres, tarefas para casa: velhas e novas prescrições para professoras. São Paulo. Universidade Estadual de Campinas, 2000. Tese de mestrado.
REGUEIRO, B., MARTINEZ, R., ESTÉVEZ, I., PIÑERO, I., RODRÍGUEZ, FERRADÁZ, M.M. Diferenças não envolvidas nas tarefas escolares, dependendo do desempenho acadêmico. Maringá, SP. Psicologia Escolar Educacional- EPUB. Vol.24. 2020.
RESENDE, T.F., CANAAN, M.G., REIS, L.S., OLIVEIRA, R.A. & SOUZA, T.C.S. Dever de casa e relação com as famílias na escola de tempo integral. Porto Alegre/RS. Educação real. Vol. 43 n. 2. abril/junho 2018.
RODRIGUES, R. M. G. Tarefa de casa: um dos determinantes do rendimento escolar. Educação e Filosofia. Vol. 12. 1998.
SUEHIRO, A.C.B. & BORUCHOVITCH, E. Motivação para Leitura e Lição de Casa no Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa - EPUB. vol.35. Brasília. Out/ 2019.
VEGA, J.R., GALVIS, A.W.S. & PERILLA, M.C.C. Trabalho de casa: representações linguísticas dos alunos. Bogotá/ Colômbia. Folios – EPUB. n.48 jul./dez. 2018.
VEGA, J.R., GALVIS, A.W.S. & PERILLA, M.C.C. Representação do significado léxico do dever escolar: a visão dos alunos. Bogotá / Colômbia. Folios - EPUB. n. 51, jan./jul. 2020.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Tarefa de casa, Processo ensino-aprendizagem, Interação família-escola, Autonomia