Entre medos e angústias os impactos da pandemia para estudantes latino-americanos da pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

No artigo reflito sobre os impactos da pandemia da Covid-19 entre estudantes latino-americanos da pós-graduação na UFSC, bolsistas da Capes. O estudo parte de uma imersão etnográfica no ciberespaço. As questões discutidas provêm da análise das interações entre um grupo de 12 discentes e da realização de entrevistas online. São recuperadas também e analisadas as estratégias institucionais da UFSC diante da pandemia, e da Capes e da UFSC frente às vulnerabilidades enfrentadas por esse setor discente, sua proteção e permanência na pós-graduação. Os resultados apontam os medos e angústias vivenciados por estes estudantes entre março e agosto de 2020, e a sua inscrição nas particulares vulnerabilidades associadas à condição de “estrangeiro/a” e outros marcadores como nacionalidade, gênero, raça e classe. As análises mostram que o sofrimento psíquico, assim como a saúde mental, devem ser entendidas e abordadas como uma questão política.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Claudia Lazcano a:1:{s:5:"pt_BR";s:38:"universidade federal de santa catarina";}
Biografia
Referências

ALENCAR, Alexandra Eliza Vieira; HOLANDA, Violeta Maria de Siqueira. Política Afirmativa Estudantil em Perspectiva: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina. Cadernos de Gênero e Tecnologia, Paraná, v. 12, n. 39, p. 162-184, 2019.
ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: The New Mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 1987.
APG/UFSC. A situação de estudantes da pós UFSC durante o isolamento social. 01/04/2020, 15:51. Disponível em: https://apg.ufsc.br/2020/04/01/a-situacao-de-estudantes-da-pos-ufsc-durante-o-isolamento-social/ Acesso em: 03/11/2020
APG/UFSC. Vergonha! O Conselho Universitário está vetando a maioria das garantias para estudantes! 18/07/2020, 21:49. Disponível em: https://apg.ufsc.br/2020/07/18/vergonha-o-conselho-universitario-esta-vetando-a-maioria-das-garantias-para-estudantes/ Acesso em: 03/11/2020
BHABHA, Homi. El lugar de la cultura. Buenos Aires: Manantial, 2002.
CAPES. Portaria nº 1, de 3 de janeiro de 2020. Estabelece as modalidades de bolsas de estudos no exterior e no Brasil fomentadas no âmbito das ações e programas geridos pela Diretoria de Relações Internacionais da Capes, bem como determina os valores dos principais tipos de benefícios a serem disponibilizados para cada modalidade. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1-de-3-de-janeiro-de-2020-236759939
CAPES. Portaria nº 55, de 29 de Abril de 2020. Dispõe sobre a prorrogação excepcional dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado no país da CAPES, no âmbito dos programas e acordos de competência da Diretoria de Programas e Bolsas no País, e exclusão da variável tempo de titulação em indicadores relativos à avaliação dos programas no quadriênio 2017-2020 (DOU - Seção 1 - 30/04/2020, p. 67). Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=3762 Acesso em: 03/11/2020
DIVULGA UFSC. ‘Nosso plano é de longo prazo’, afirma Administração Central da UFSC. Edição 1438, 08/06/2020. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2020/06/divulga-ufsc-08062020-edicao-1438/ Acesso em: 03/11/2020
DIVULGA UFSC. Conselho Universitário decide que ensino não presencial da UFSC começa em 31 de agosto. Edição 1468, 22/07/2020. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2020/07/divulga-ufsc-22072020-edicao-1468/ Acesso em: 03/11/2020
DIVULGA UFSC. UFSC Entrevista: médica infectologista orienta e tira dúvidas sobre Coronavírus. Edição 1380, 11/03/2020. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2020/03/divulga-ufsc-11032020-edicao-1380/ Acesso em: 03/11/2020
DIVULGA UFSC. UFSC orienta comunidade universitária sobre o novo coronavírus. Edição 1375, 04/03/2020. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2020/03/divulga-ufsc-04032020-edicao-1375/ Acesso em: 03/11/2020
DIVULGA UFSC. UFSC segue com atividades suspensas e estipula prazo para decisão sobre o calendário acadêmico. Edição 1433, 01/06/2020. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2020/06/divulga-ufsc-01062020-edicao-1433/ Acesso em: 03/11/2020
FONSECA, Claudia. Avaliação dos programas de pós-graduação: do ponto de vista de um nativo. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 16, p. 261-275, 2002.
HANISCH, Carol. Lo personal es político. Chile: Feministas Lúcidas, 2016.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Santa Cruz de Tenerife: Melusina, 2011.
MORAES, Fernanda Azeredo de. Fusão ou Competição? A experiência de conjugalidade acadêmica na perspectiva de quatro mulheres. In: GROSSI, Miriam e REA, Caterina. Teoria Feminista. Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Engenharias (p. 109-134). Florianópolis: Tribo da Ilha e Salvador de Bahia: Devires, 2020.
NOTÍCIAS DA UFSC. Conselho Universitário mantém dispositivos da resolução de retomada do ensino. 19/08/2020, 20:23. Disponível em: https://noticias.ufsc.br/2020/08/conselho-universitario-mantem-dispositivos-da-resolucao-de-retomada-do-ensino/ Acesso em: 12/11/2020
PALERMO, Zulma. La opción decolonial. Universidad de Salta: Centro de Ciencia, Educación y Sociedad, 2010. Disponível em: http://www.cecies.org/articulo.asp?id=227 Acesso em: 26/10/2020
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. De saberes e territórios: diversidade e emancipação a partir da experiência latino-americana. GEOgrafia, ano VIII, n. 16, p.41-55, 2006.
PROPG, Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Diagnóstico situação Pós-Graduação. Instrumento de Diagnóstico - Discentes PPGH, 2020a. (Uso interno, não publicado)
PROPG, Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Diagnóstico situação Pós-Graduação. Instrumento de Diagnóstico - Discentes PPGICH, 2020b. (Uso interno, não publicado)
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SIMI, Gianlluca. A metafísica do estrangeiro: um ensaio sobre o conceito de estrangeiridade. In REDIN, Giuliana. Migrações internacionais: experiências e desafios para a proteção e promoção de direitos humanos no Brasil. Santa Maria: UFSM, 2020.
SOUZA, Candice Vidal e. Ensinar Antropologia em outros tempos: As mulheres e as configurações do mundo acadêmico. In: GROSSI, Miriam e REA, Caterina. Teoria Feminista. Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Engenharias (p. 9-28). Florianópolis: Tribo da Ilha e Salvador da Bahia: Devires, 2020.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

LAZCANO, C. Entre medos e angústias: os impactos da pandemia para estudantes latino-americanos da pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 1–29, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v17i38.1821. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1821. Acesso em: 7 out. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

jun. 1, 2022
Palavras-chave:

Impactos da pandemia, Medos e angústias, Estudantes estrangeiros, Saúde Mental