Pensamento computacional: um panorama sobre os cursos de licenciatura em Física no Amazonas
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Com a consolidação das Normas sobre Computação na Educação Básica, a Política Nacional de Educação Digital e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, será necessário repensar os currículos formativos dos cursos de licenciatura no Brasil, na perspectiva de que eles possam estar em consonância com as novas habilidades requeridas na formação dos futuros professores brasileiros. Os documentos normativos que tratam da formação inicial de professores preconizam que os acadêmicos de licenciatura de todas as áreas de conhecimento, incluído a física, deverão adquirir uma compreensão básica sobre o Pensamento Computacional. Diante desse contexto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que teve como principal objetivo analisar os projetos pedagógico dos cursos de Licenciatura em Física ofertados no estado do Amazonas para identificar o que eles enfatizam sobre o pensamento computacional na formação desses futuros professores. Os resultados encontrados apontam que a maioria dos cursos de Licenciatura em Física no estado do Amazonas não apresentam evidências significativas de que essas habilidades estejam sendo fomentadas no processo formativo.
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Autores
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Como Citar
Computational Thinking, Degree in Physics, Initial Teacher Training Pensamiento Computacional, Licenciatura en Física, Formación Inicial de Profesores Pensamento computacional, Licenciatura em Física, Ensino e aprendizagem de acadêmicos de licenciatura

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