O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docente

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este trabalho aborda a experiência de formação docente no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal do Piauí. O programa é financiado pelo Ministério da Educação/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MEC/Capes) e objetiva valorizar o magistério, antecipando o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. O modus operandis é realizado por meio da reflexão-ação, centrandose no eixo do saber fazer, aproximando-se do método clínico para construir a racionalidade pedagógica do futuro professor. Os resultados preliminares mostraram que sedimentar a formação inicial do futuro professor no eixo do saber fazer reflexivo fomenta o desenvolvimento de competências profissionais e da capacidade dialógica, além de construir a identidade de professor fundada em uma epistemologia prático-reflexiva com contornos emancipatórios.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Antonia Dalva França Carvalho
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CARVALHO, A. D. F. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: instituindo o paradigma práticoreflexivo na formação docente. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 2, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v8.250. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/250. Acesso em: 31 out. 2024.

Palavras-chave:

Formação Docente. Professor Reflexivo. Ação-ReflexãoAção Teaching Formation. Reflective Professor. Action-ReflectionAction.