Que roda é que se conta? A escrita narrativa na formação permanente

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Resumo

Este trabalho apresenta, a partir do quinteto dramatístico de Burke (1969), os cenários representados nas histórias de sala de aula narradas por seis professoras de Química participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). As histórias foram narradas mensalmente em ambiente virtual de aprendizagem. Analisam-se 48 histórias de cinco professoras. Apresentam-se as cenas, os agentes e os atos das histórias de sala de aula de cada cenário. Da análise, configura-se a Roda de Formação permanente por meio de três cenários diferentes: a situação-problema, o processo formativo do professor com o licenciando e as atividades experimentais. Argumenta-se sobre a potencialidade da narrativa da sala de aula na formação de professores, pois representa a possibilidade do registro de um processo de formação na perspectiva de diferentes agentes. Esse registro mostra o processo de formação, a sala de aula dessas professoras, as teorias que dão base à ação pedagógica dos participantes e, ao ser lido e problematizado,  configura-se como dispositivo de formação pela narrativa.

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Autores
  • Aline Machado Dorneles
  • Maria do Carmo Galiazzi
Biografia
Referências

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Como Citar

DORNELES, A. M.; GALIAZZI, M. do C. Que roda é que se conta? A escrita narrativa na formação permanente. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 2, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v8.256. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/256. Acesso em: 31 out. 2024.

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa. Histórias de Sala de Aula. Rodas de Formação. Narrative Research. Class Stories. Education Wheels. Investigación Narrativa. Historias del Aula. Ruedas de Formación.