Internacionalização do currículo acadêmico de graduação: questões para debates

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o tratamento que pesquisadores brasileiros têm dispensado ao tema “Internacionalização do ensino superior”. A pesquisa utilizou como fonte os artigos disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Procurou-se vincular as análises ao contexto da era planetária com as desigualdades entre o Ocidente Europeu e países subdesenvolvidos. A pesquisa aqui empreendida demonstrou, entre outras coisas, que a internacionalização entre países não hegemônicos e países desenvolvidos tem sido vista como uma transferência unilateral, em vez de uma cooperação solidária, e aponta para a necessidade de um projeto curricular internacional, com proposições críticas e dialógicas, no interior do qual a diversidade se delineie como projeto universal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Suely Dulce de Castilho Universidade Federal de Mato Grosso/ Instituto de Educação
Biografia
Suely Dulce de Castilho, Universidade Federal de Mato Grosso/ Instituto de Educação
Doutora em Educação e currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CASTILHO, S. D. de. Internacionalização do currículo acadêmico de graduação: questões para debates. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 27, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.475. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/475. Acesso em: 2 jan. 2025.

Seção

Debates

Publicado:

dez. 9, 2014
Palavras-chave:

Internationalization. Higher Education. Curriculum. internationalization – higher education – curriculum , Internacionalización. Educación Superior. Currículo.