Pós-graduação em ciência do solo na região amazônica: uma possível realidade

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Resumo

O presente estudo objetivou verificar a existência de programas de pós-graduação na temática Ciência do Solo e/ou cursos correlatos, bem como o perfil de docentes dos programas na região amazônica do Brasil, de modo a auxiliar futuras ações para o desenvolvimentoda pesquisa em Ciência do Solo. Nessa região, encontraram-se 13 programas de pós-graduação, com 39 disciplinas oferecidas que apresentam aderência ao tema Ciência do Solo, lecionadas por 36 docentes, indicando que há professores qualificados para a abertura de programa de pós-graduação em Ciência do Solo. Para a concretização de tal objetivo, políticas de incentivo e financiamento para o fortalecimento dos grupos de pesquisa com foco no desenvolvimento da Ciência do Solo regional contribuirão para a redução das assimetrias, geração de pesquisas de importância regional, formação de recursos humanos de elevada qualidade e fixação de doutores na região.

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Autores
  • Franciane Diniz Cogo
  • Helder Barbosa Paulino
  • Marco Aurélio Carbone Carneiro
Biografia
Franciane Diniz Cogo
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Referências

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Como Citar

COGO, F. D.; PAULINO, H. B.; CARNEIRO, M. A. C. Pós-graduação em ciência do solo na região amazônica: uma possível realidade. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 23, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.527. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/527. Acesso em: 23 maio. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 24, 2014