Cursos de mestrado no Brasil, na França e em Portugal: elementos de uma abordagem comparativa

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo parte da constatação de que, no contexto da América Latina, existe uma lacuna na pesquisa educacional crítica relativa ao enfoque comparativo internacional e de que há um movimento recente de retomada dos estudos comparados como instrumento de apoio à decisão política, em face de problemas educacionais globalizados. Ele tem como objetivo estudar aspectos da organização e da oferta de cursos de mestrado no Brasil, na França e em Portugal. A abordagem comparativa se fez por meio da identificação da legislação e de dados estatísticos disponíveis e focalizou elementos que, por meio do olhar dirigido ao outro,tratam da construção da identidade dos cursos de mestrado nesses países, na perspectiva de contribuir com o aprimoramento desse nível de ensino e inspirar outros estudos e pesquisas sobre o tema.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Lucília Regina de Souza Machado Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
  • Eloisa Helena Santos Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
  • Adilene Gonçalves Quaresma Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
Biografia
Lucília Regina de Souza Machado, Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
Graduada em Ciências Sociais (UFMG, 1972), com mestrado (UFMG, 1979) e doutorado (PUC-SP, 1984) em Educação e pós-doutorado em Sociologia do Trabalho (Iresco, CNRS, França, 1997/98). É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, está vinculada como professora ao Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil), onde está responsável pela coordenação do Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Desenvolve pesquisas e presta serviços técnicos especializados na área de educação, trabalho e educação, educação profissional, formação de professores, trabalho, gestão social, desenvolvimento local e políticas públicas. Lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Local, Políticas Públicas e Tecnologias Sociais do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Foi membro da Comissão Executiva Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio - CONAC da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. É membro do Comitê Sociocientífico da Universidade Internacional Terra Cidadã.
Eloisa Helena Santos, Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Brasil). Membro da Rede Franco-lusófona Ergologia, Trabalho e Desenvolvimento e de seu Comitê Científico. Doutora em Educação, Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho e em Ergologia. Mestre em Educação e Graduada em Serviço Social. Foi professora convidada da Universidade de Paris X. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG onde trabalhou até 2003. Membro fundadora do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação do qual foi coordenadora. Experiências profissionais: assistente social da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; ensino superior (doutorado, mestrado, especialização, graduação), ensino fundamental, pesquisa, extensão, gestão acadêmica, gestão pública, consultorias, conferências, pareceres. Membro de comissões/conselhos editoriais de periódicos. Orientações acadêmicas, especialmente em nível de mestrado e doutorado. Áreas de interesse e atuação: educação, organização e gestão do trabalho, saberes do trabalho, relação do sujeito com o saber, qualificação de trabalhadores, educação de jovens e adultos, formação inicial e continuada de professores, políticas sociais, desenvolvimento social, inclusão social, teoria e prática interdisciplinar, democratização da educação e da escola, currículo integrado, metodologia de pesquisa e práticas de intervenção. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos.
Adilene Gonçalves Quaresma, Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una
Doutora em Educação (2011), pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Tecnologia área de concentração: Educação Tecnológica (2004), pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG, especialista em Gestão Teórico-Prática (1999), pelo Centro Universitário Newton Paiva e graduada em Pedagogia (1994), pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é professora no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, no Centro Universitário UNA, no qual orienta pesquisas de caráter interdisciplinar e desenvolve pesquisa sobre os aspectos pedagógicos da formação no mestrado profissional e nos cursos de Pedagogia do Centro Universitário Una e da Faculdade da Cidade de Santa Luzia. Tem experiência como professora e coordenadora pedagógica na Educação Básica em escolas públicas e particulares, destacando-se experiência como coordenadora pedagógica e professora na Educação Infantil, no Ensino Fundamental no Ciclo Inicial de Alfabetização e Letramento, EJA, coordenação de projetos de Educação Ambiental e assessoria de escolas na construção do Projeto Político-Pedagógico. As pesquisas no mestrado e no doutorado, tiveram como temática a relação trabalho-educação em experiências de educação para trabalhadores do campo e da cidade e os artigos em livro, revistas e congressos têm discutido a pedagogia da relação trabalho-educação; Ontologia do Trabalho; Pedagogia do Trabalho; Pedagogia Dialética; Politecnia; Formação Humana Integrada; Educação do/no Campo; Pedagogia no/do MST; Pedagogia da Práxis; Teoria da Complexidade e Pedagogia; Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local; Gestão Escolar; Projeto Político-Pedagógico;Alfabetização e Letramento e Mestrado Profissional.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MACHADO, L. R. de S.; SANTOS, E. H.; QUARESMA, A. G. Cursos de mestrado no Brasil, na França e em Portugal: elementos de uma abordagem comparativa. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 26, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.556. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/556. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

out. 21, 2014
Palavras-chave:

Cursos de mestrado. Abordagem comparativa internacional. Organização e oferta de mestrados.