Os desafios do tema sustentabilidade no ensino da pósgraduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

As universidades estão convocadas a focalizar na sustentabilidade.Frente a esse desafio, o objetivo do presente artigo é identificar e discutirelementos essenciais para a implementação do tema sustentabilidadenos programas de pós-graduação nas universidades brasileiras. Oartigo aplica, então, um conjunto de características que serve comoum primeiro esboço de pontos-chave. Quanto ao currículo, devemser tratados os diferentes aspectos dos meios biótico, físico, químico,cultural e socioeconômico. Quanto ao modus operandi, o programadeve ser interdisciplinar, olhando questões críticas de interface eindissociabilidade dos temas inseridos na sustentabilidade. Paraconstruir um alinhamento e uma coerência com o tema, é necessáriooperacionalizar progressivamente visão, valores e princípios presentesnesse paradigma.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Tadeu Fabrício Malheiros
  • Mario Alejandro Pérez
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio
  • Christian Henríquez Zuñiga
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MALHEIROS, T. F.; PÉREZ, M. A.; SAMPAIO, C. A. C.; ZUÑIGA, C. H. Os desafios do tema sustentabilidade no ensino da pósgraduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 21, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.597. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/597. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

fev. 14, 2014
Palavras-chave:

Sustentabilidade. Programas de Pós-Graduação. Currículos. Sustainability. Graduate Programs. Curricula. Sostenibilidad. Programas de Posgrado. Planes de Estudio.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)