Um modelo para o processo de orientação na pós-graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o processo de orientação de mestrandos e doutorandos em programas de pós-graduação. A partir da revisão de literatura realizada, definimos três responsabilidades de formação do estudante pelo orientador (pesquisador, professor e profissional), e delimitamos ainda seis dimensões de consideração (intelectuais, sociais, contextuais, emocionais, morais e políticas). Com base nessa delimitação, propomos um conjunto de características e atividades para a formação tanto de mestres quanto de doutores.Para concluir, fazemos algumas considerações e recomendações sobre práticas a serem implementadas e a serem evitadas durante o processo de orientação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Francisco José Costa Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Administração.
  • Socorro Cláudia Tavares Sousa Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
  • Anielson Barbosa Silva Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Administração.
Biografia
Francisco José Costa, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Administração.
Doutor em Administração (EAESP/FGV) e professor de Administração da Universidade Federal da Paraíba
Socorro Cláudia Tavares Sousa, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.
Doutora em Linguística (UFC) e professora de Política e educação Lingística da Universidade Federal da Paraíba.
Anielson Barbosa Silva, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Administração.
Doutor em Engenharioa da Produção (UFSC) e professor de Administração da Universidade Federal da Paraíba.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

COSTA, F. J.; SOUSA, S. C. T.; SILVA, A. B. Um modelo para o processo de orientação na pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 25, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.638. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/638. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

mar. 6, 2015
Palavras-chave:

Graduate Study. Teaching. Supervision. Framework. Pós-graduação. Docência. Orientação. Modelo. Postgrado. Enseñanza. Orientación. Modelo