A pós-graduação na Universidade Federal da Fronteira Sul: interiorização e redução de assimetrias em uma região de fronteira

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma das 18 universidades públicas federais criadas a partir de 2003 no Brasil. A criação da UFFS, numa região de fronteira, é parte e resultado de um processo singular, que pode ser considerado sui generis no conjunto das universidades públicas e no interior da própria história da educação superior brasileira. A UFFS incorpora o universo da fronteira (território, sociedade e cultura) em seu próprio nome, razão pela qual foi tomada como referência empírica para os propósitos deste artigo. Pretende-se descrever a experiência de implantação da UFFS, com o intuito de compreender como uma universidade sediada numa região de fronteira se concebe e se relaciona com as temáticas e as problemáticas de seu entorno. A descrição e a análise se concentrarão, em especial, no processo de concepção e implantação da pós-graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Joviles Vitório Trevisol Universidade Federal da Fronteira Sul
Biografia
Joviles Vitório Trevisol, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó, SC, Brasil.

Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

TREVISOL, J. V. A pós-graduação na Universidade Federal da Fronteira Sul: interiorização e redução de assimetrias em uma região de fronteira. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 28, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.781. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/781. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

out. 5, 2015
Palavras-chave:

Educação Superior. Pós-Graduação. Região de Fronteira. UFFS. Educación Superior. Posgrado. Región Fronteriza. UFFS. Higher Education. Graduate Program. Border Region. UFFS.