Descentralizando a educação e diminuindo disparidades regionais: uma experiência brasileira bem-sucedida em pós-graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este é um relato de experiência que revela a importância da implementação de políticas públicas em educação que contribuam para diminuir a disparidade social. Apresentamos e analisamos a experiência de um Programa de Mestrado Interinstitucional em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, aprovado e apoiado pela Capes, desenvolvido pelas Universidades de São Paulo e Federal de Rondônia entre 1997 e 2000. Consideramos que o programa foi bem-sucedido e trouxe muitos benefícios para ambas as universidades e para o Estado de Rondônia, ao formar 21 mestres, que pesquisaram a realidade local e apresentaram sugestões para superação de dificuldades regionais e puderam melhorar sua atuação docente em cursos de graduação e especialização. Avaliamos esta experiência como um ação educacional emancipatória e necessária para contribuir para a melhoria social da educação superior brasileira.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Marilene Proença Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP
  • Miguel Nenevé Departamento de Letras da Universidade Federal de Rondônia
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PROENÇA, M.; NENEVÉ, M. Descentralizando a educação e diminuindo disparidades regionais: uma experiência brasileira bem-sucedida em pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2004.v1.9. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/9. Acesso em: 20 maio. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

educação superior. programa de graduação. Psicologia. Amazônia. higher education, graduate program, psychology, Amazon