Qualis da área de Ciências Biológicas III: críticas e sugestões ao modelo de classificação de periódicos como critério para avaliação dos programas de pós-graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Uma análise crítica da classificação de periódicos no Qualis de Ciências Biológicas III (CBIII), que utiliza subjetivamente os fatores de impacto para avaliar programas de pós-graduação, é aqui apresentada. Esta área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por incluir três diferentes subáreas ou disciplinas, evidencia distorções e incongruências quando os programas de Parasitologia são comparados aos de Imunologia e Microbiologia, por meio de periódicos classificados em diferentes Qualis. Consequentemente, ainda que certos programas de Parasitologia sejam de boa qualidade, a avaliação torna-se prejudicada para ascensão de nível, em virtude do pequeno número de periódicos categorizados como Qualis A e B.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Pedro Marcos Linardi
  • Marcos Horácio Pereira
  • Jaime Arturo Ramírez
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

LINARDI, P. M.; PEREIRA, M. H.; RAMÍREZ, J. A. Qualis da área de Ciências Biológicas III: críticas e sugestões ao modelo de classificação de periódicos como critério para avaliação dos programas de pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 3, n. 5, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2006.v3.95. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/95. Acesso em: 28 abr. 2024.

Seção

Debates
Palavras-chave:

Parasitology. Qualis of Biological Sciences III. Classification of journals. Evaluation of graduate courses. Inconsistent evaluation. Parasitologia. Qualis de Ciências Biológicas III. Classificação de periódicos. Avaliação de programas de pós-graduação. Incongruência de avaliação.