Qualis da área de Ciências Biológicas III: críticas e sugestões ao modelo de classificação de periódicos como critério para avaliação dos programas de pós-graduação
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Uma análise crítica da classificação de periódicos no Qualis de Ciências Biológicas III (CBIII), que utiliza subjetivamente os fatores de impacto para avaliar programas de pós-graduação, é aqui apresentada. Esta área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por incluir três diferentes subáreas ou disciplinas, evidencia distorções e incongruências quando os programas de Parasitologia são comparados aos de Imunologia e Microbiologia, por meio de periódicos classificados em diferentes Qualis. Consequentemente, ainda que certos programas de Parasitologia sejam de boa qualidade, a avaliação torna-se prejudicada para ascensão de nível, em virtude do pequeno número de periódicos categorizados como Qualis A e B.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
Parasitology. Qualis of Biological Sciences III. Classification of journals. Evaluation of graduate courses. Inconsistent evaluation. Parasitologia. Qualis de Ciências Biológicas III. Classificação de periódicos. Avaliação de programas de pós-graduação. Incongruência de avaliação.