Postgraduate management and evaluation a bibliometric study
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Based on the importance and contribution to society, Higher Education Institutions must act in the search to perform it’s routines aiming to efficiency. In this context, management and evaluation are important roles in the planning, execution and selection of this type of activities, which are characterized by a dynamic and complex environment. Thus, this study aims to characterize the scientific productions on postgraduate management and evaluation. As a method, this study performs a bibliometric analysis, using the descriptors "Postgraduate evaluation", "CAPES evaluation", "Postgraduate performance", "Qualitative Expansion of postgraduate" and "Strengthening postgraduate". Highlights analisys on the aforementioned platforms, through the reading of titles and abstracts, 25 publications were selected to compose the bibliometric portfolio, formed mostly by scientific articles. The results show that the most used research method in these productions is the case study, the most present theme is the management of graduate programs, with the range of year of publication going from 2003 to 2019, with a concentration in the last 5 years. In conclusion, was noticed a high concentration on topics related to postgraduate management, evaluation and internationalization, totaling 80% of the productions in the bibliometric portfolio showing a great way to measure the state of the art and the contribution of scientific knowledge in this area.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores
ARAÚJO, Carlos AA. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006.
BARATA, Rita Barradas. Mudanças necessárias na avaliação da pós-graduação brasileira. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019.
BRASIL. Lei n. 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em:
BRIZOLA, Jairo; FANTIN, Nádia. Revisão da Literatura e Revisão sistemática da Literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos-RELVA, v. 3, n. 2, 2017.
CAIADO, Rodrigo et al. Metodologia de revisão sistemática da literatura com aplicação do método de apoio multicritério à decisão SMARTER. Congresso Nacional de Excelência em Gestão e III Inovarse–Responsabilidade Social e Aplicada. 2016. p. 1-20.
CORRÊA, Niuza Vieira. Avaliação das estratégias da gestão da Pós-Graduação a partir do Programa de Excelência Acadêmica (Proex). 2013. Dissertação de Mestrado.
DANTAS, Flávio. Responsabilidade social e pós-graduação no Brasil: ideias para (avali)ação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 1, n. 2, 2004.
SAVIANI, Dermeval. A pós-graduação em educação no Brasil: trajetória, situação atual e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, v. 1, n. 1, p. 1-95, 2000.
ERDMANN, Rolf Hermann; SOARES, Thiago Coelho. Modelo de avaliação de desempenho global. RAUnP, v. 10, n. 1, p. 09-26, 2017.
FARIA, Paulo M. Revisão Sistemática da Literatura: contributo para um novo paradigma investigativo. CG Publisher, 2019.
FONSECA, Edson Nery. Bibliometria: teoria e prática. Editora Cultrix, São Paulo, 1986.
FRANÇA, Indira Alves et al. Avaliação da Capes e Gestão de Programas de Excelência na Área da Educação. 2014. Tese de Doutorado.
FRANKLIN, L. A.; ZUIN, D. C.; EMMENDOERFER, M. Processo de internacionalização do ensino superior e mobilidade acadêmica: implicações para a gestão universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, v. 4, n. 1, p. 130-151, 9 jan. 2018.
GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014.
GARCIA, R. A Universidade Federal do Pará no processo de modernização da gestão universitária. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido.
GHENO, Ediane Maria et al. Sistema de avaliação da CAPES: indicadores e procedimentos de monitoramento e avaliação de desempenho. Em Questão, v. 25, n. 3, p. 184-213, 2019.
HORTALE, Virginia Alonso. Modelo de avaliação CAPES: desejável e necessário, porém, incompleto. Cadernos de Saúde Pública, v. 19, p. 1837-1840, 2003.
INEP. O que é o SINAES. Brasília, 2015. Disponível em: < http://inep.gov.br/sinaes>. Acesso em: 24 jul. 2020.
LIMA, M. A.; SERRA, F. A. R.; SOARES, T. C.; LIMA, C. R. M. Estratégia ou Legitimidade? Análise do papel dos Planos de Desenvolvimento Institucional nas Universidades Brasileiras. Brazilian Business Review, v. 17, n. 1, p. 66-96, 2020.
MACCARI, E. A., et al. Aplicação do modelo de planejamento estratégico em um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração. Revista de Ciências da Administração - CAD UFSC, v. 8, n. 16, jul/dez. 2006. Disponível em:
MACCARI, E. A.; MARTINS, C. B.; ALMEIDA, M. I. R. Comparativo entre os sistemas de avaliação da Association to Advance Collegiate Schools of Business Estados Unidos e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil e o seu uso pelos coordenadores de programas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, nº 27, p. 39-66, abr/2015. Disponível em:
MACCARI, E. A.; NISHIMURA, A. T. Povoamento dos Estratos Conceitos 6 e 7 no Sistema de Avaliação da CAPES pela Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo nas Avaliações Trienais 2010 e 2013. Revista Eletrônica de Administração, [S.l.], v. 20, n. 3, p. 601-624, out. 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-23112014000300601&lng=es&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 23 jul. 2020.
MACCARI, Emerson Antonio et al. A gestão dos programas de pós-graduação em administração com base no sistema de avaliação da Capes. REGE Revista de Gestão, v. 16, n. 4, p. 1-16, 2009.
MACCARI, Emerson Antonio et al. Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de Administração a partir dos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB). Revista de Administração, v. 49, n. 2, p. 369-383, 2014.
MACCARI, Émerson Antonio. Contribuições à gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em administração no Brasil com base nos sistemas de avaliação norte americano e brasileiro. 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
MACCARI, Emerson Antonio; LIMA, Manolita Correia; RICCIO, Edson Luiz. Uso do sistema de avaliação da CAPES por programas de pós-graduação em administração no Brasil. Revista de Ciências da Administração, v. 11, n. 25, p. 68-82, 2009.
MACHADO-DA-SILVA, Clóvis L. Respostas estratégicas da administração e contabilidade ao sistema de avaliação da CAPES. Organizações & Sociedade, v. 10, n. 28, p. 63-82, 2003.
MACIEL, Raquel Santos et al. A Plataforma Lattes como recurso estratégico para a gestão dos Programas de Pós-Graduação: uma análise baseada na produção de artigos científicos. 2018. Dissertação de mestrado.
MAGALHÃES, Ana Maria da Silva et al. Políticas e expansão da pós-graduação stricto sensu nas universidades federais em Mato Grosso do Sul (2003-2016): uma análise das condições materiais e simbólicas. 2019. Tese de doutorado.
MÉA, Liliane Gontan Timm Della et al. A internacionalização da pós-graduação: um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria. 2013. Dissertação de mestrado.
MEDEIROS, Hugo Augusto Vasconcelos. Avaliação CAPES e os programas da área de ciências humanas da UFPE: estratégias e táticas. 2018. Tese de doutorado.
MOHRY, Lauro. Universidade em questão. 2003.
MORHY, Lauro. Brasil – Universidade e Educação Superior. In: MORHY, Lauro (org.). Universidade no Mundo: universidade em questão. Vol. 2. Brasília: Universidade de Brasília, 2004.
MORITZ, Mariana Oliveira et al. A Prospecção de Cenários nas Universidades: variáveis portadoras de futuro e a trajetória da Universidade Federal de Santa Catarina para 2022. Revista de Ciências da Administração, v. 13, n. 31, p. 111-135, 2011.
NASCIMENTO, Luis Felipe. Modelo CAPES de avaliação: Quais as consequências para o triênio 2010-2012?. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 11, n. 4, p. 579-600, 2010.
NEVES, Thayse Kiatkoski; LAVARDA, Rosalia Aldraci Barbosa; MARTINS, Cibele Barsalini. Práticas Estratégicas de Internacionalização de Programas de Pós-Graduação: Estudo de Caso em uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais: Internext, v. 14, n. 2, p. 93-110, 2019.
PATRUS, Roberto; SHIGAKI, Helena Belintani; DANTAS, Douglas Cabral. Quem não conhece seu passado está condenado a repeti-lo: distorções da avaliação da pós-graduação no Brasil à luz da história da Capes. Cadernos EBAPE. BR, v. 16, n. 4, p. 642-655, 2018.
RAVINDRAN, V., SHANKAR, S. Systematic reviews and meta-analysis demystified. Indian J. Rheumatol. 10, 89–94. 2015.
RODRIGUES, Luci Mari Aparecida et al. Processo de formação e implementação das estratégias de um programa de pós-graduação em administração de uma universidade federal atender ao sistema de avaliação da pós-graduação a partir da teoria das capacidades dinâmicas. 2017. Dissertação de Mestrado.
ROLIM, Paulo Yvens Farias. Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho. 2017. Dissertação de Mestrado. Brasil.
ROMERO, E. (In FINGER, A. P. Org.). Universidade: Organização, Planejamento, Gestão. Florianópolis, 1998. Núcleo de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – NUPEAU.
SANTOS, André Souza dos et al. Gestão dos recursos financeiros da pós-graduação stricto sensu da ENSP em prol da manutenção e melhoria da qualidade do programa de saúde pública. 2007. Tese de Doutorado.
SAVIANI, Dermeval. A pós-graduação em educação no Brasil: trajetória, situação atual e perspectivas. Revista Diálogo Educacional, v. 1, n. 1, p. 1-95, 2000.
SCHLICKMANN, Raphael. Administração Universitária: desvendando o campo científico no Brasil. 2013. 2013. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SILVEIRA, Evandro; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; PEREIRA, Jessica. Gestão de um programa de pós-graduação em administração universitária a partir do sistema de avaliação da CAPES. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, v. 7, n. 4, p. 51-62, 2017.
SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: bases para uma nova proposta de avaliação da educação superior. Brasília, DF. Mar. 2004.
SOARES, S. A. S.; PAULY, E. L.. A atuação dos(as) secretários(as) na gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu do sul do Brasil. R.G.Secr.,GESEC, v. 9, n. 2, 2018.
STALLIVIERI, Luciane. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Educação Brasileira: revista do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Brasília, v. 24, n. 48, p. 35-57, 2002.
TEIXEIRA, Gislaine Cristina Dos Santos; MACCARI, Emerson Antonio; MARTINS, Cibele Barsalini. Influência da regulamentação da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES) na gestão estratégica de projetos educacionais. Revista Gestão & Tecnologia, v. 16, n. 2, 2016.
TESTONI, Ana Karolliny et al. O sentido da internacionalização em enfermagem para coordenadores de programas de pós-graduação. 2015. Dissertação de Mestrado.
TODOROV, João Claudio. A Universidade brasileira crise e perspectivas. Universidade de Brasília, 1989.
VERHINE, ROBERT E. Pós-graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa. Educação, v. 31, n. 2, p. 166-172, 2008.
VIEIRA, Sofia Lerche; NOGUEIRA, Jaana Flávia Fernandes. Políticas de avaliação e regulação da educação superior no Brasil. 2020.
ZACCARELLI, S. B (In MEYER Jr., V.org.). Liderança e administração na Universidade. Seminário Latino-Americano de liderança e administração na Universidade. Florianópolis, 1986.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
How to Cite
Section
ArtigosPublished:
Jun 1, 2022Bibliometric analysis, Postgraduate, CAPES evaluation, Internationalization Análisis bibliométrico, Posgraduación, Evaluación CAPES, Internacionalización Análise bibliométrica, Pós-Graduação, Avaliação CAPES, Internacionalização