International educational cooperation, coloniality and emancipation: the Program Teacher Qualification and Portuguese Language Teaching in East Timor and the teacher education

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Abstract

We present an epistemological reflection of international cooperation between Brazil and East Timor, focusing on the education scenarios of the many institutions of teaching, mainly the actions of Brazilian teachers with respect to the education of East Timor’s teachers. We give importance to situating the reader about: the history of the country, to which we shall devote some thoughts; the process of globalization; the process of rapprochement and partnership with Brazil in the field of education, including scientific education. This scenario enabled us to perform analyses, based on both reflections on the coloniality of power and on the performance of the paternalistic subjects involved in the process. The analyses led to the rethinking of issues pertaining to the internationalization of the Brazilian University, including those related to programs for South-South cooperation.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Patrícia Barbosa Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suzani Cassiani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Irlan von Linsingen Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
Patrícia Barbosa Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina
Sou formada em Ciências Biológicas, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, onde, atualmente, está finalizando o doutorado. Faço parte do grupo Discursos da Ciência e Tecnologia (DICITE), desde 2005, na mesma instituição. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Linguagem no Ensino de Ciências/Biologia. Nos últimos anos tenho também me dedicado a formação inicial e continuada de professores de Ciências e/ou Biologia, participado de projetos relacionados à Educação de Jovens e Adultos, além do ensino dessas mesmas disciplinas, nos níveis Médio e Fundamental de ensino. Atualmente sou professora no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.
Suzani Cassiani, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciada em Ciências Biológicas com Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP. É Professora Associada no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação e como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). É investigadora na área de Pesquisa em Educação em Ciências e Tecnologias, com ênfase na análise do discurso e estudos CTS, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e prática pedagógica, educação CTS latinoamericana, funcionamento da linguagem na educação formal e não formal. É líder do Grupo de Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Eduação (DICITE) do PPGECT. Atualmente é uma das coordenadoras acadêmicas do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa do Timor-Leste, projeto de cooperação internacional gerenciado pela CAPES.
Irlan von Linsingen, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em Ciências Térmicas (EMC/PPGEM/UFSC) e Doutorado (2002) em Educação em Ciências - UFSC. É professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Departamento de Engenharia Mecânica do CTC (teoria do conhecimento para engenharia e sistemas hidráulicos e pneumáticos) e no PPGECT Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica, nas linhas de pesquisa Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia na Educação e Linguagens e Ensino, com os seguintes temas: Ciência-Tecnologia-Sociedade, educação tecnológica, educação CTS, aspectos da linguagem na educação científica e tecnológica, articulações entre Estudos CTS, Educação CTS e Tecnologias Sociais latino-americanos. É líder do Grupo e Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação - DICITE. Participa da Coordenação Acadêmica do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa - PQLP no âmbito do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e Timor-Leste. É Diretor Acadêmico para implantação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina no Médio Vale do Itajaí.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


How to Cite

PEREIRA, P. B.; CASSIANI, S.; LINSINGEN, I. von. International educational cooperation, coloniality and emancipation: the Program Teacher Qualification and Portuguese Language Teaching in East Timor and the teacher education. Brazilian Journal of Graduate Studies, [S. l.], v. 12, n. 27, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.499. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/499. Acesso em: 22 nov. 2024.

Section

Experiences

Published:

Dec 9, 2014