The European Consortium and Master of Media Engineering for Education (Euromime): a graduate studies experience connecting academic territories by way of a new mode of knowledge production

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Abstract

Within the spectrum of the Erasmus Mundus European Program, the acronym Euromime stands for a university consortium and a master’s degree program which is innovative in various respects. With a focus on Media Engineering for Education, the Euromime comprises seven universities in seven countries within two continents connected through Information and Communication Technologies (ICT). It is one of the largest graduate initiatives in Europe based on international and interinstitutional cooperation. This text seeks to identify the institutional impacts of the Euromime, the manner by which the interuniversity cooperation promoted by the initiative took place, and whether the instruments of internationalization that delimited the Consortium were effective in the establishment of this connected academic territory.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Gilberto Lacerda Santos Faculdade de Educação Departamento de Métodos e Técnicas Universidade de Brasília
  • Thomas Petit Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Brasília
  • José Vieira de Sousa Faculdade de Educação Departamento de Planejamento e Administração Universidade de Brasília
Biografia
Gilberto Lacerda Santos, Faculdade de Educação Departamento de Métodos e Técnicas Universidade de Brasília

Professor Associado IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, onde atua, há mais de 25 anos, em extensão, graduação e pós-graduação no campo das aplicações pedagógicas das novas tecnologias de informação, comunicação e expressão e em divulgação científica e tecnológica. É Doutor em Sociologia do Conhecimento Científico e Tecnológico pela Universidade de Brasília (2001); Ph.D. em Educação pela Universidade Laval (Canadá, 1995); Mestre em Tecnologias na Educação, com ênfase em Inteligência Artificial, pela Universidade Laval (Canadá, 1991). Realizou estudos de Pós-doutorado em educação e tecnologias na Espanha, em 1998, e no Canada, em 2003. É líder do Grupo de Pesquisas Ábaco sobre o uso do computador na educação. É consultor em inovações educativas em organizações públicas e privadas. Coordena o Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília.

Thomas Petit, Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Brasília
Graduado em 2007 em "Línguas, Literaturas e Civilizações Estrangeiras" (LLCE; especialidade Espanhol) na Universidade de Poitiers (França). Participou do programa de mobilidade acadêmica europeia Erasmus na Facultad de Filosofía y Letras da Universidade de Málaga (2007). Possui Mestrado Profissionalizante em "Didática das Línguas e do Francês Língua Estrangeira e Segunda" da Universidade de Poitiers (2010). Possui Mestrado Acadêmico (2012) em "Engenharia das Mídias para a Educação" do consórcio Euromime (Erasmus Mundus) das 7 Universidades: Poitiers (UP - França), Lisboa (UTL - Portugal), Madrid (UNED - Espanha), Brasília (UnB - Brasil), México DF (UNAM - México), Lima (PUCP - Perú) e Los Lagos (ULagos - Chile). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Mídias Digitais. Doutorando no Programa de Pos-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB) na linha de pesquisa "Educação, Tecnologia e Comunicação" (ETEC). Suas áreas de pesquisa são o desenvolvimento de novas práticas educacionais na modalidade Mobile Learning e o uso das tecnologias digitais educacionais (Grupo Ábaco); o uso de tecnologias digitais educacionais no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (Grupo TECLE).
José Vieira de Sousa, Faculdade de Educação Departamento de Planejamento e Administração Universidade de Brasília
Possui graduação em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (1985), e em Letras Português (1994). Mestrado em Educação (1994 e Doutorado em Sociologia (2003) pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor Associado da Universidade de Brasília, onde atua na graduação e na pós-graduação. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Gestão da Educação/Avaliação da Educação Superior, trabalhando principalmente com os seguintes temas: política educacional, educação superior, avaliação institucional, relação público-privado e avaliação de planos, programas e projetos educacionais.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


How to Cite

SANTOS, G. L.; PETIT, T.; SOUSA, J. V. de. The European Consortium and Master of Media Engineering for Education (Euromime): a graduate studies experience connecting academic territories by way of a new mode of knowledge production. Brazilian Journal of Graduate Studies, [S. l.], v. 11, n. 25, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.504. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/504. Acesso em: 24 nov. 2024.

Section

Experiences

Published:

Oct 21, 2014
Keywords:

Consórcio Europeu de Engenharia de Mídias para a Educação, boas práticas em educação superior, tecnologias de informação, comunicação e expressão Euromime. Higher Education. Good Practices. Information Technologies, Communication and Expression. Euromime. Buenas Prácticas. Educación Suprior. Tecnologías de la Información, la Comunicación y la expresión.