The Brazilian professional master and the Master in European Public Health: similar goals by different roads

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Abstract

The Public Health professional master (PM) follows an approach in which the academy and the work market collaborate to scientifically qualify professionals to perform their activities in the Brazilian Public Health system. The Master of European Public Health (MEPH) does not have the adjective “professional” in its name, but it has similar goals: it prepares professionals to respond to the health needs within the European Union. This paper offers a reflection about the PM and the potential contribution of the MEPH in thinking about alternatives to the Brazilian system of graduate study.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Walner Mamede Capes
Biografia
Walner Mamede, Capes
Doutorando em Ensino na Saúde, pela Universidade de Brasília, mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2001), especialista em Farmacologia pela Universidade Federal de Goiás (1999) e em Filosofia pela Universidade de Brasília (2010), graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1997) e em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (1993). Possui, ainda, qualificação em Fitoterapia e Manipulação pelo Hospital de Medicina Alternativa/GO (2002). Atua há 12 anos como docente ministrando disciplinas relacionadas a Ética, Deontologia e Legislação, Metodologia Científica, Fisiologia, Farmacologia, Fitoterapia, Cosmetologia e Educação Física, no nível superior e básico, bem como na modalidade profissionalizante. É ex-integrante das seguintes entidades: ASCAPES-Associação dos Servidores da Capes (Secretário), AFAGO-Associação Farmacêutica de Goiás (Diretor Social), ADOFECHA-Associação de Professores da Faculdade de Anicuns (Vice-Presidente), UNIENSINO-Cooperativa de Apoio Docente de Goiás (Diretor de Negócios), AGOPEF-Associação dos Professores de Educação Física de Goiás (Conselheiro), Revista Guanicuns (Conselho Editorial), DEFEAJA-Divisão de Educação Fundamental de Adolescentes, Jovens e Adultos de Goiânia (Equipe de Coordenação), Comissão de Coordenação dos Jogos Escolares Municipais de Goiânia, sendo, atualmente, Analista em Ciência e Tecnologia da Capes, consultor de projetos e professor em cursos de graduação, pós-graduação Lato sensu e qualificação profissional nas áreas de Saúde e Educação pela UniEnsino. Desenvolve pesquisa e consultoria na área de Avaliação e Ensino, especialmente, com cursos de mestrado profissional
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


How to Cite

MAMEDE, W. The Brazilian professional master and the Master in European Public Health: similar goals by different roads. Brazilian Journal of Graduate Studies, [S. l.], v. 12, n. 27, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.545. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/545. Acesso em: 22 jul. 2024.

Section

Debates

Published:

Oct 21, 2014
Keywords:

Mestrado Profissional. SUS. Saúde Pública europeia. Universidade de Maastricht. PNPG. Ensino na Saúde. Education in Health. Graduate Study. Professional Master. Brazilian Public Health. European Public Health. Maastricht University. Educación en la Salud. Posgrado. Máster Profesional. SUS. Salud Pública Europea. Universidad de Maastricht.