El programa de máster profesional brasileño y el Máster en Salud Pública Europea: objetivos similares por caminos diferentes

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Resumen

Los programas de máster profesional (MP) en Salud Colectiva son una política pública que tiene como objetivo acercar el entorno académico del mercado laboral, con el fin de calificar profesionales, con aportaciones científicas, para el trabajo en el Sistema Único de Salud (SUS) de Brasil. El programa de Máster en Salud Pública Europea (MSPE), aunque no se le nomine como “profesional”, presenta objetivos similares, con el fin calificar profesionales para actuar en situaciones de salud de la Unión Europea. Este trabajo aporta una reflexión sobre el MP y las contribuciones que el MSPE puede ofrecer como alternativa a lo que ya se está aplicando en el Sistema Nacional Brasileño de Posgrado.

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Autores
  • Walner Mamede Capes
Biografia
Walner Mamede, Capes
Doutorando em Ensino na Saúde, pela Universidade de Brasília, mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2001), especialista em Farmacologia pela Universidade Federal de Goiás (1999) e em Filosofia pela Universidade de Brasília (2010), graduado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1997) e em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (1993). Possui, ainda, qualificação em Fitoterapia e Manipulação pelo Hospital de Medicina Alternativa/GO (2002). Atua há 12 anos como docente ministrando disciplinas relacionadas a Ética, Deontologia e Legislação, Metodologia Científica, Fisiologia, Farmacologia, Fitoterapia, Cosmetologia e Educação Física, no nível superior e básico, bem como na modalidade profissionalizante. É ex-integrante das seguintes entidades: ASCAPES-Associação dos Servidores da Capes (Secretário), AFAGO-Associação Farmacêutica de Goiás (Diretor Social), ADOFECHA-Associação de Professores da Faculdade de Anicuns (Vice-Presidente), UNIENSINO-Cooperativa de Apoio Docente de Goiás (Diretor de Negócios), AGOPEF-Associação dos Professores de Educação Física de Goiás (Conselheiro), Revista Guanicuns (Conselho Editorial), DEFEAJA-Divisão de Educação Fundamental de Adolescentes, Jovens e Adultos de Goiânia (Equipe de Coordenação), Comissão de Coordenação dos Jogos Escolares Municipais de Goiânia, sendo, atualmente, Analista em Ciência e Tecnologia da Capes, consultor de projetos e professor em cursos de graduação, pós-graduação Lato sensu e qualificação profissional nas áreas de Saúde e Educação pela UniEnsino. Desenvolve pesquisa e consultoria na área de Avaliação e Ensino, especialmente, com cursos de mestrado profissional
Referências

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Cómo citar

MAMEDE, W. El programa de máster profesional brasileño y el Máster en Salud Pública Europea: objetivos similares por caminos diferentes. Revista Brasileña de Postgrado, [S. l.], v. 12, n. 27, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.545. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/545. Acesso em: 22 jul. 2024.

Sección

Debates

Publicado:

oct 21, 2014
Palabras clave:

Mestrado Profissional. SUS. Saúde Pública europeia. Universidade de Maastricht. PNPG. Ensino na Saúde. Education in Health. Graduate Study. Professional Master. Brazilian Public Health. European Public Health. Maastricht University. Educación en la Salud. Posgrado. Máster Profesional. SUS. Salud Pública Europea. Universidad de Maastricht.