Diretrizes para Autores

A Revista Brasileira de Pós-Graduação recebe submissões de trabalhos de pesquisadores e professores doutores e doutorandos nas áreas de Educação (notadamente ensino superior e formação de professores para a educação básica); Ciência e Tecnologia; Cooperação Internacional e Inovação. Mestres e alunos de mestrado podem submeter suas contribuições desde que em coautoria com um doutor.

Requisitos para a submissão:

  1. Os trabalhos enviados para publicação na RBPG devem ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico;
  2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: Artigos, Debates, Dossiê temático, Relatos de experiências inovadoras e resenhas;
  3. Os textos resultantes de pesquisas que envolvem seres humanos (entrevistas, experimentações etc.) devem indicar o respeito aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. Quando houver a permissão para a identificação do sujeito e ou uso de imagens, é preciso informar em nota. É preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa e, se necessário, às instituições que assim o solicitarem;
  4. O trabalho deve possuir de 15 a 35 páginas, incluindo resumos e referências bibliográficas;
  5. O resumo, abstract e resumen devem conter entre 100 a 250 palavras (apresentando, necessariamente, objetivo, fundamentação teórica e/ou procedimentos metodológico e resultados);
  6. Todos os trabalhos submetidos para avaliação dos pares devem seguir o template do artigo que apresenta todas as instruções referente às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) bem como a formatação do documento. Esse documento não deve ter nenhuma informação que possibilite a identificação dos autores. Os trabalhos submetidos que não seguirem o template de submissão serão rejeitados;
  7. Em um documento a parte, solicita-se que o nome do(s) autor(es) seja escrito por extenso. A filiação acadêmica, orcid e endereço postal eletrônico devem vir abaixo do título conforme o modelo do template para os dados dos autores;
  8. No momento de submissão do artigo, o autor deve anexar dois documentos no sistema. Um com o artigo propriamente dito e outro com os dados dos autores;
  9. Os trabalhos devem contemplar introdução, metodologia, análise dos resultados e conclusões/considerações finais;
  10. A submissão no sistema do artigo e dos dados dos autores devem ser feitos em documentos diferentes e em formato word;
  11. As Referências (de acordo com as normas da ABNT-NBR-6023/2018) devem conter somente as obras citadas no texto;
  12. As notas de rodapé devem ser utilizadas para informações de caráter explicativo, não podendo exceder a de 200 palavras, cada;
  13. A avaliação é "duplo cega", ou seja, o parecerista não tem conhecimento da autoria do manuscrito nem o autor tem conhecimento dos pareceristas;
  14. Os autores devem respeitar as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.