Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
A pesquisa e o ensino universitários contemporâneos demandam cada vez mais a colaboração de professores baseados em diferentes departamentos para o estudo de temas complexos, por meio da interdisciplinaridade. O artigo trata da descrição de um programa desta natureza, focalizado na pesquisa e na formação pós-graduada em Agronegócios e da avaliação dos seus resultados após cinco anos (1999 a 2004). A metodologia contou com pesquisa documental e análise de dados secundários oriundos dos relatórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e dos registros existentes na secretaria do curso de Pós-graduação em Agronegócios (PPG-Agronegócios) do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de entrevistas não estruturadas feitas com os docentes do programa. Principal conclusão: o programa analisado encontra-se num processo de construção entre a idéia de multidisciplinaridade e de interdisciplinaridade, conforme os conceitos trabalhados no referencial teórico utilizado neste estudo.