O Processo de seleção ao mestrado em Educação: percepções de candidatos
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A presente pesquisa focaliza-se em percepções de candidatos ao mestrado em Educação de uma universidade privada do Centro-Oeste sobre o processo de seleção do próprio programa. Um questionário constante de 26 itens (6 de dados demográfi cos e 20 sobre percepções) foram retornados pelo correio por 47 dos 186 candidatos à seleção do ano de 2003. Aos 20 itens aferindo percepções foram agregados escalas Likert com cinco gradações: “concordo fortemente... discordo fortemente”. Três questões foram levantadas: a primeira, sobre fatores subjacentes às percepções dos candidatos, evidenciou três fatores: validade do processo, praticidade e o terceiro, com identidade não discernível. A segunda questão indagava sobre a natureza do questionário usado, particularmente sua homogeneidade. O coefi ciente alfa de Cronbach obteve valor de 0,79 para o fator validade do processo, 0,72 para o fator praticidade e 0,52 para o terceiro fator, atestando homogeneidade satisfatória. Finalmente, a terceira questão buscou identificar aspectos positivos e negativos do processo de seleção. Entre os cinco aspectos positivos indicados, há aquele em que o candidato voltaria a submeter-se à seleção, se necessário; entre os negativos, a ausência da entrevista. O estudo, assim como o instrumento utilizado, tem potencial de ser aplicado em processo de seleção a outros mestrados.