Enseñanza de Sociología Escolar Elaboración de una Propuesta Pedagogica

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumen

Esta reflexão tem como objetivo problematizar algumas questões de educação dos alunos que se matriculam nos cursos noturnos das periferias urbanas: falta de motivação, evasão escolar, desinteresse e o alto índice de fracasso escolar. Está em andamento um trabalho de sensibilização de um grupo de professores de Sociologia de uma escola básica estadual, na periferia do Município de Vitória, no Estado do Espírito Santo. Quando todos estavam predispostos a assumir uma nova postura como educadores, diante do desafio que representa o aluno trabalhador da escola básica que cedo ingressa ou procura ingressar no mercado de trabalho e que precisa frequentar a escola noturna, resolveu-se partir para uma ação conjunta que resultou nesta proposta de estudo, que aqui está sendo apresentada e socializada.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Paulo Pires de Queiroz
Biografia
Paulo Pires de Queiroz

Doutor em Filosofia e Humanidades pela Columbia Pacific University (USA). Professor da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói – RJ.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Conhecimentos de Sociologia. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://www.cienciapolitica.org.br/arquivos/oncs-sociologia.pdf. Acessso em: 11 maio 2023.
ELLIOTT, J. Action research for educational change. Buckingham: Open University Press; 1991.
PIMENTA, S.G. Pesquisa-ação crítico colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, 31(3), 2005.
QUEIROZ, P. P. Juventude e escolaridade média de negros e não negros brasileiros. Unesp Ciência, v. 06/17, p. 21-24, 2017.
QUEIROZ, P. P.; NEVES, F. H. Ensino de Sociologia: escola, formação de professores e interculturalidade. Rio de Janeiro: Autografia, 2018.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2009.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.
ZABALA, A. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2006.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Cómo citar

DE QUEIROZ, P. P. Enseñanza de Sociología Escolar: Elaboración de una Propuesta Pedagogica. Revista Brasileña de Postgrado, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–18, 2024. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.1837. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1837. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Artigos

Publicado:

oct 31, 2024
Palabras clave:

Pedagogical work. Teaching. School Sociology. Student Worker. Basic school. Trabajo Pedagógico. Enseñando. Sociología Escolar. Estudiante Trabajador. Escuela Basica. Trabalho pedagógico, Ensino, Sociologia escolar, Aluno trabalhador, Escola básica

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.