DOCTORES EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (UFRGS, UFSM e FURG): PERFIL, INSERCIÓN PROFESIONAL E IMPACTO DE LA PANDEMIA (COVID-19) perfil, inserção profissional e impacto da pandemia (Covid-19)

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Resumen

El artículo analiza el perfil y la inserción profesional de doctores egresados del Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria y Universidade Federal do Rio Grande) y evalúa el impacto de la pandemia de COVID-19 em sus vidas. Recolección de dados: cuestionario (aprobado por el Comité de Ética/Plataforma Brasil) aplicado a 353 doctores graduados de 2013-2020 (68,0% de adherencia). Método de análisis: Cienciometría y Análisis de Contenido. Resultados: la mayoría de los doctores son blancos (87,1%) y son profesores de Eduacación Superior o de Educación Básica/Educación Técnica (70,9%). Impactos de la pandemia más evidentes están relacionados con el uso de tecnologías y la salud mental. Concluye que la investigación puede contribuir a la definición de políticas públicas para ampliación del empleo, asistencia social y equidad.

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Autores
Biografia
Ediane Maria Gheno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Belém – PA.

Maria Paz Hidalgo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) – Porto Alegre – RS.

Jessié Martins Gutierres, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ciências Biológicas-Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – Alfenas – MG.

Jocássio Batista Soares, Universidade do Vale Itajaí-UNIVALE

Graduado em Biologia pela Universidade do Vale do Itajaí e Especialista em Docência para Educação Profissional (IFSC). Professor da rede pública de Educação do Estado de Santa Catarina – Florianópolis – SC.

Regina Maria Vieira da Costa Guaragna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS.

Cláudia Rodrigues Borba Borini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Letras e Especialista em Produção e Revisão Textual pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA). Professora da rede pública de Educação do Estado do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – RS.

Diogo Onofre Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre – RS.

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Cómo citar

GHENO, E. M.; PAZ HIDALGO, M.; GUTIERRES, J. M.; SOARES, J. B.; GUARAGNA, R. M. V. da C.; BORINI, C. R. B.; SOUZA, D. O. DOCTORES EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (UFRGS, UFSM e FURG): PERFIL, INSERCIÓN PROFESIONAL E IMPACTO DE LA PANDEMIA (COVID-19): perfil, inserção profissional e impacto da pandemia (Covid-19). Revista Brasileña de Postgrado, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 1–38, 2024. DOI: 10.21713/rbpg.v19i40.2052. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2052. Acesso em: 1 nov. 2024.

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oct 31, 2024
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