Diagnóstico sobre o conhecimento em Ciência do Solo no Brasil: a produção científica de periódicos de 1988 a 2007

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A maior parte do conhecimento em Ciência do Solo no Brasil é divulgada em periódicos científicos importantes, fundamentando a adequada prática agronômica em ensino, pesquisa e extensão. O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise temática de assuntos abordados por quatro importantes revistas agronômicas brasileiras sobre a Ciência do Solo, durante o período de 1987 a 2007. Para isso, realizou-se uma análise quantitativa do material estudado, a partir de 3.245 artigos, divididos em onze áreas temáticas. Os artigos científicos publicados em Ciência do Solo concentram-se nas áreas de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Há necessidade de incrementar estudos na área básica, como Gênese e Morfologia do Solo e Pedologia, e também em Ensino em Ciência do Solo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Renato de Mello Prado
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PRADO, R. de M. Diagnóstico sobre o conhecimento em Ciência do Solo no Brasil: a produção científica de periódicos de 1988 a 2007. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 5, n. 10, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2008.v5.156. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/156. Acesso em: 3 jul. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Pesquisa. Agronomia. Solos. Ensino. Educação. Research. Agronomy. Soils. Teaching. Education