Disciplina: História da Ciência – Tecnologia Nuclear, contribuição para a formação dos estudantes de pós-graduação em Engenharia

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo apresenta as atividades e inovações efetivadas com a inserção na grade curricular de um programa de pós-graduação da área de Engenharia II, na classificação da Capes, de uma disciplina de ciências humanas. A disciplina foi denominada “História da Ciência – Tecnologia Nuclear”, e o programa é o de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (PPG-CDTN). O CDTN é uma instituição de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear e localiza-se em Belo Horizonte. O curso possui mestrado e doutorado e abrange as áreas de Ciência e Engenharia de Materiais; Física e Química da Matéria Condensada; Física e Biologia na Saúde; Geociências e Tecnologia Mineral; Aplicações de Técnicas Nucleares e Reatores Nucleares. Com essa disciplina, busca-se apresentar ao aluno um enfoque mais humanístico, político e social da evolução da ciência no campo da tecnologia nuclear. Pretende-se, assim, integrar, à formação técnica do aluno de pós-graduação, uma visão crítica com valores e princípios, possivelmente ausente em sua graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Amir Zacarias Mesquita Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)
  • Rubens Martins Moreira Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN)
Biografia
Amir Zacarias Mesquita, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)
Doutor em Engenharia Química - Universidade Estadual de Campinas (2005), mestre em Ciências Técnicas e Nucleares - Universidade Federal de Minas Gerais (1981), graduado em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Minas Gerais (1978). Pesquisador Titular III do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN). Docente Permanente e Membro Titular do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN, a partir de 2013. Disciplinas: Tecnologia de Reatores Nucleares, Neutrônica e Termohidráulica de Reatores e História da Ciência-Tecnologia Nuclear. Dedica-se à pesquisa em engenharia nuclear com ênfase em termohidráulica e neutrônica experimental de reator nuclear de pesquisa. É autor de mais de duas centenas de artigos técnicos publicados em revistas internacionais e anais. Sua pesquisa tem-se destacado em estudos e experimentos sobre alternativas de monitoramento da energia liberada pelas fissões nucleares, objetivando a segurança e confiabilidade na operação dos reatores. Indicado duas vezes pelo "Eni Scientific Secretariat" para o "The Eni Award" (2011 e 2012, Azienda Generale Italiana Petroli AGIP"), categoria: "Protection of the Environment Prize". Perito da Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA (Colômbia e Marrocos) e do "National Centre of Science and Technology Evaluation (Ministry of Education and Science of Kazakhstan) . Consultor do "Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnología para el Desarrollo - CYTED", do Conselho de Ensino da CNEN, da FAPEMIG e do CNPq. Coordenador de projetos de pesquisa no CDTN/CNEN, FAPEMIG e CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq "Tecnologia de Reatores Nucleares". Colaborador de projetos na UFMG, UNICAMP, FINEP, CAPES e INCT/CNPq. Membro da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) e da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). Instrutor de curso para treinamento de operadores de reatores nucleares e Operador Sênior de reator. Autor do livro: Digital Control System Simulation for Nuclear Reactor Neutronic Parameters - Nova Science Publishers Inc. NY (2012). Editor dos livros: Current Research in Nuclear Reactor Technology in Brazil and Worldwide (2013) e Nuclear Reactors (2012) - InTech Publisher (Croácia). Membro do Corpo Editorial de várias revistas, tais como: Energy and Environment Research (Canadian Center of Science and Education) , International Journal of Energy Engineering (USA) e Journal on Nuclear Energy Management and Safety (UK)
Rubens Martins Moreira, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN)
doutor em Engenharia Química pela North Carolina State University, Estados Unidos, pesquisador titular do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN
Referências

CAMARGO, G. O Fogo dos deuses: uma história da energia nuclear. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA NUCLEAR. O CDTN. Brasília, DF: MCTI, [2016]. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2016.
______. Pós-Graduação. Brasília, DF: MCTI, [2017]. Disponível em . Acesso em: 3 jan. 2017.
FILGUEIRAS, S. A. C. Indústria nuclear: estratégia tecnológica e parceria com um instituto de pesquisa. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
FIOLHAIS, C. Pré-História e história da Física Nuclear. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2016.
INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY. Indicators for nuclear power development. Vienna: IAEA, 2015. Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2016.
KAMIOJI, M. I.; MAGALHÃES, G. S. Origins and evolution of the nuclear program in Brazil: the alliance between scientists and militaries for the institutionalization of Science & Technology towards industrialization. In: WORLD ECONOMIC HISTORY CONGRESS, 17., 2015, Kyoto. Proceedings… Kyoto: Kyoto International Conference Center, 2015.
LA TRIBU CURIE. 26’26”. Abdelghani Boris. YouTube. 2014. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2016.
MARTINS, R. A. A maçã de Newton: história, lendas e tolices. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, São Paulo, 2006.
MESQUITA, A. Z. et al. The utilization of IPR-R1 TRIGA nuclear research reactor for educational purposes in Brazil. In: NUCLEAR EDUCATION AND TRAINING, 2011, Prague. Proceedings… Prague: European Nuclear Society, 2011. p. 295-299.
PEINADO, J.; RODACOSKI, G. C. A percepção da importância das disciplinas humanas e sociais na estrutura curricular por alunos de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, Brasília, DF, v. 27, n. 2, p. 20-33, 2008.
RÖHRLICH, E. Los átomos para la paz de Eisenhower: el discurso que inspiró la creación del OIEA. Boletín del OIEA, Vienna, v. 54, n. 4, p. 3-4, 2013.
RONAN, C. A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. São Paulo: Círculo do Livro, 1987.
ROSSONI, S. A história da ciência e do conhecimento: algumas (in)certezas. Revista de Ciências Humanas, Erechim, v. 4, n. 4, p. 1-22, 2003.
SANTOS, S. B. et al. A disciplina de história da ciência e da técnica: contribuições para o ensino e a formação de professores de química. Educación Química, Amsterdã, v. 25, n. 1, p. 71-81, 2014.
SCRIGNOLI, G. M. et al. As ciências humanas no curso de engenharia. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA USP, 16., 2008, São Paulo. Anais… São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2008.
SILVA FILHO, N. G.; SANTANA, J. G. L.; SILVA, L. R. B. A responsabilidade social na vida de um engenheiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 39., 2011, Blumenau. Anais… Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, 2011.
TENNENBAUM, J. Energia nuclear: uma tecnologia feminina. 2. ed. Rio de Janeiro: Capax Dei, 2007.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MESQUITA, A. Z.; MOREIRA, R. M. Disciplina: História da Ciência – Tecnologia Nuclear, contribuição para a formação dos estudantes de pós-graduação em Engenharia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 14, 8 ago. 2017.

Seção

Experiências

Publicado:

Ago 8, 2017
Palavras-chave:

Pós-Graduação. Ensino. Engenharia. História da Ciência. Tecnologia Nuclear.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.