Educação superior sob uma ótica comparada

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este documento é um ensaio que analisa e critica um livro recentemente traduzido e divulgado pela Capes sobre educação superior nos países integrantes do BRIC, ou seja, Brasil, China, Índia e Rússia. O referido livro se insere no campo da Educação Comparada e focaliza similaridades e diferenças entre os quatro países ao enfrentar os desafios da globalização via investimentos na expansão e na melhoria de seus sistemas universitários. O presente ensaio considera os aspectos em que o caso brasileiro difere dos outros apresentados e aponta alguns problemas em relação à política educacional no Brasil que a leitura do mencionado livro sugere. O autor conclui que, apesar de apresentar algumas limitações, o livro é de grande valor para o leitor brasileiro, tanto pela quantidade de informações fornecidas quanto pela exemplificação da metodologia que fundamenta as análises de cunho comparativo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Robert Evan Verhine Universidade Federal da Bahia, Brasil
Biografia
Robert Evan Verhine, Universidade Federal da Bahia, Brasil
PhD em Educação pela Universität Hamburg, Alemanha (1992). Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da Ufba e Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Atuou como acadêmico visitante na Universität Hamburg, Alemanha; na Brown University, Estados Unidos; na Universidade de Lisboa, Portugal, e na Universidade Nacional Timor Lorosa´e, Timor-Leste. É professor associado da Faculdade de Educação da Ufba, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Membro do Conselho Diretor da Comissão Fulbright do Brasil e membro fundador da Academia de Ciências da Bahia.
Referências

CARNOY, M. et al. Expansão das universidades em uma economia global em mudança: um triunfo dos BRIC? Brasília, DF: Capes, 2016, 435 p. (Tradução de: UNIVERSITY EXPANSION IN A CHANGING GLOBAL ECONOMIC: TRIUMPH OF THE BRICS?, originalmente publicado em inglês pela Stanford University Press, Stanford, CA, EUA, 2013.)

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

VERHINE, R. E. Educação superior sob uma ótica comparada. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 14, p. 1-5, 6 set. 2017.

Seção

Documentos

Publicado:

Set 6, 2017

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.