Gestão e avaliação da pós-graduação um estudo bibliométrico

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Resumo

Pela sua importância e contribuição à sociedade, as Instituições de Ensino Superior devem agir na busca por performar suas rotinas com vistas no melhor desempenho. Neste contexto, a gestão e a avaliação figuram papéis importantes no âmbito do planejamento, execução e verificação das atividades deste que se caracteriza por um ser ambiente dinâmico e complexo. Assim, este estudo objetiva caracterizar as produções científicas sobre gestão e avaliação da pós-graduação. Como método, realizou-se uma análise bibliométrica, utilizando os descritores “Avaliação da Pós-Graduação”, “Avaliação CAPES”, “Desempenho da Pós-Graduação”, “Expansão qualitativa da Pós-Graduação” e “Fortalecimento da Pós-Graduação”. Desta análise nas plataformas citadas, por meio da leitura dos títulos e resumos, 25 publicações foram selecionadas para constituir o portfólio bibliométrico formado, em sua maioria, por artigos científicos. Os resultados mostram que o método de pesquisa mais utilizado nestas produções é o estudo de caso, a temática mais presente é a gestão dos programas de pós-graduação, com ano de publicação variando desde 2003 até 2019, mais concentrados nos últimos 5 anos. Em conclusão, percebeu-se uma alta concentração nos temas relacionados à gestão da pós-graduação, avaliação e internacionalização, somando 80% das produções do portfólio bibliométrico se mostrando uma ótima forma de mensurar o estado da arte e a contribuição do conhecimento científico desta área.

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Autores
Biografia
Rodrigo Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária. Graduado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atualmente atua como servidor Assistente em Administração no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) nota 6 CAPES, na Universidade Federal de Santa Catarina.

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Como Citar

RISSI, M.; GARCIA, R. Gestão e avaliação da pós-graduação: um estudo bibliométrico. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 1–21, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v17i38.1779. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1779. Acesso em: 9 nov. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

jun. 1, 2022
Palavras-chave:

Bibliometric analysis, Postgraduate, CAPES evaluation, Internationalization Análisis bibliométrico, Posgraduación, Evaluación CAPES, Internacionalización Análise bibliométrica, Pós-Graduação, Avaliação CAPES, Internacionalização