Gestão e avaliação da pós-graduação um estudo bibliométrico
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Pela sua importância e contribuição à sociedade, as Instituições de Ensino Superior devem agir na busca por performar suas rotinas com vistas no melhor desempenho. Neste contexto, a gestão e a avaliação figuram papéis importantes no âmbito do planejamento, execução e verificação das atividades deste que se caracteriza por um ser ambiente dinâmico e complexo. Assim, este estudo objetiva caracterizar as produções científicas sobre gestão e avaliação da pós-graduação. Como método, realizou-se uma análise bibliométrica, utilizando os descritores “Avaliação da Pós-Graduação”, “Avaliação CAPES”, “Desempenho da Pós-Graduação”, “Expansão qualitativa da Pós-Graduação” e “Fortalecimento da Pós-Graduação”. Desta análise nas plataformas citadas, por meio da leitura dos títulos e resumos, 25 publicações foram selecionadas para constituir o portfólio bibliométrico formado, em sua maioria, por artigos científicos. Os resultados mostram que o método de pesquisa mais utilizado nestas produções é o estudo de caso, a temática mais presente é a gestão dos programas de pós-graduação, com ano de publicação variando desde 2003 até 2019, mais concentrados nos últimos 5 anos. Em conclusão, percebeu-se uma alta concentração nos temas relacionados à gestão da pós-graduação, avaliação e internacionalização, somando 80% das produções do portfólio bibliométrico se mostrando uma ótima forma de mensurar o estado da arte e a contribuição do conhecimento científico desta área.
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Autores
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Como Citar
Bibliometric analysis, Postgraduate, CAPES evaluation, Internationalization Análisis bibliométrico, Posgraduación, Evaluación CAPES, Internacionalización Análise bibliométrica, Pós-Graduação, Avaliação CAPES, Internacionalização