Análise da produção de conhecimento da Educação Física brasileira sobre o cotidiano escolar

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a produção de conhecimento da Educação Física brasileira relacionada ao contexto escolar. Para tanto,foram analisados grupos de pesquisa registrados no CNPq e programas de pós-graduação, teses, dissertações e artigos científicos em periódicos com classificação superior a B2 na área. A análise revelou uma grande expansão em todos os parâmetros analisados, principalmente a partir do ano 2000, sendo que foram identificados 211 grupos de pesquisa,22 programas de pós-graduação, dois periódicos B1 e seis com QualisB2, totalizando 242 artigos. Contudo, apesar do evidente aumento da produção científica, são necessárias medidas para disseminar oconhecimento gerado. Assim, espera-se que este estudo possa, ao demonstrar o que está sendo feito pela Educação Física voltado ao contexto escolar, apontar caminhos para a melhoria dessa produção acadêmica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Renato Xavier Coutinho
  • Max Castelhano Soares
  • Vanderlei Folmer
  • Robson Luiz Puntel
Biografia
Renato Xavier Coutinho
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

COUTINHO, R. X.; SOARES, M. C.; FOLMER, V.; PUNTEL, R. L. Análise da produção de conhecimento da Educação Física brasileira sobre o cotidiano escolar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 17, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.300. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/300. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

dez. 18, 2012
Palavras-chave:

Physical Education. School. Scientific Production Educação Física. Escola. Produção Científica. Educación Física. Escuela. Producción Científica.