Pesquisa interdisciplinar na pós-graduação: (des)caminhos de uma experiência em andamento

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo retraça e analisa uma experiência conduzida por um grupo de pesquisadores universitários visando construir um programa de pesquisa interdisciplinar. Percorre-se os caminhos tomados desde a definição da problemática até a discussão dos primeiros resultados, passando pela constituição da equipe. Mais que uma apresentação dos resultados, cujo interesse seria limitado em razão de sua especificidade temática e geográfica, trata-se de uma reflexão sobre a construção desse processo, sobre suas dificuldades e sucessos. Mais que iluminar a problemática tratada, essa experiência conduziu à aprendizagem do trabalho em conjunto, de um ponto de vista interdisciplinar, um trabalho cuja natureza descobriu-se progressivamente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Jalcione Almeida
  • Tatiana Engel Gerhardt
  • Lovois de Andrade Miguel
  • Carlos Guilherme Adalberto Mielitz Netto
  • Roberto Verdum
  • Fábio de Lima Beck
  • Magda Zanoni
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ALMEIDA, J.; GERHARDT, T. E.; MIGUEL, L. de A.; NETTO, C. G. A. M.; VERDUM, R.; BECK, F. de L.; ZANONI, M. Pesquisa interdisciplinar na pós-graduação: (des)caminhos de uma experiência em andamento. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 1, n. 2, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2004.v1.44. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/44. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

interdisciplinaridade. pesquisa interdisciplinar. metodologia interdisciplinar. indisciplinarity, interdisciplinary research, interdisciplinary methodology.