Experiências de cooperação da UTFPR com países africanos de língua portuguesa

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A cooperação do Brasil com países africanos, nos últimos anos, tem se intensificado mediante os acordos denominados Sul-Sul. No âmbito da educação superior, as cooperações têm se caracterizado principalmente na formação de quadros de profissionais para estes países. Nesta vertente, objetiva-se refletir sobre experiências de cooperação internacional que se estabelece entre Brasil e África, especialmente com países de língua Portuguesa – Guiné Bissau, Angola, Moçambique e Cabo Verde – tendo como local a UTFPR, campus Pato Branco, a partir de três acordos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo com base principalmente em documentos oficiais e em relatórios institucionais. As análises apontam para a importância da participação efetiva da UTFPR na institucionalização da Educação Superior na Escola Nacional de Administração (ENA) da Guiné-Bissau, bem como para a formação de profissionais em nível de graduação e Pós-graduação e para o fortalecimento da ciência e da tecnologia destes países africanos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Maria de Lourdes Bernartt Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Câmpus Pato Branco
  • Marlize Rubin-Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Câmpus Pato Branco
Biografia
Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Câmpus Pato Branco
Licenciada em Letras.Mestrado e Doutorado em Educação.Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR Campus Pato Branco.
Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Câmpus Pato Branco
Dra. Em Educação - UFRGSProdessora do PPGDR/UTFPR pesquisadora do CEPAD/UTFPR e GEU/Ipesq/UFRGS
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BERNARTT, M. DE L.; RUBIN-OLIVEIRA, M. Experiências de cooperação da UTFPR com países africanos de língua portuguesa. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 26, 21 out. 2014.

Seção

Experiências

Publicado:

Out 21, 2014
Palavras-chave:

International cooperation. Educational human resources. African countries.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.