Questões pedagógicas do mestrado profissional: uma aproximação ao tema a partir de análises bibliográficas

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

No Brasil, o mestrado profissional é considerado pós-graduação stricto sensu e confere prerrogativas idênticas às propiciadas pelos mestrados acadêmicos com os quais compartilha critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que também lhes destina outros critérios específicos. Suas peculiaridades advêm, sobretudo, do sentido dado à qualificação profissional em alto nível e à pesquisa, que precisa estar orientada para o desenvolvimento e para a inovação (PD&I). Este artigo apresenta elementos de análise bibliográfica de 37 textos produzidos sobre o tema no período de 1997 e 2012. Entre as conclusões, destaca-se a constatação de que há pouca discussão sobre aspectos pedagógicos específicos dos mestrados profissionais, principalmente quanto à relação entre trabalho e educação e à premência de maior clareza sobre o assunto para o qual se requerem investigações dedicadas. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Adilene Gonçalves Quaresma Centro Universitário UNA
  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário UNA
Biografia
Adilene Gonçalves Quaresma, Centro Universitário UNA
Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora do mestrado profissional interdisciplinar em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, no Centro Universitário UNA
Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário UNA
Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenadora do programa de pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, no Centro Universitário UNA.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

QUARESMA, A. G.; MACHADO, L. R. DE S. Questões pedagógicas do mestrado profissional: uma aproximação ao tema a partir de análises bibliográficas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 24, 20 maio 2015.

Seção

Estudos

Publicado:

Mai 20, 2015

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.