Produção de conhecimento interdisciplinar: contextos e pretextos em programas de Pós-Graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O objetivo central deste artigo foi analisar programas de pós-graduação interdisciplinares, buscando captar especificidades dos contextos e pretextos dos programas confrontados. O locus do estudo foram oito programas de pós-graduação (stricto sensu) interdisciplinares reconhecidos e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que têm como princípio o diálogo entre Ciências Humanas e da Natureza e um programa da University of Arizona (U of A), dos Estados Unidos. As análises realizadas identificaram uma relação estreita entre movimentos internacionais de repensar a ciência moderna e a gênese dos programas. Os programas são compreendidos como parte do movimento crescente da ciência que busca repensar a fragmentação e a dualidade, inclusive na direção de legitimar outros espaços de poder e prestígio e rever a organização de áreas do conhecimento historicamente constituídas. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Marlize Rubin-Oliveira PPGDR/UTFPR
  • Maria Estela Dal Pai Franco PPGEdu/UFRGS
Biografia
Marlize Rubin-Oliveira, PPGDR/UTFPR
Dra. em Educação - UFRGS; Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR); Pesquisadora da Área de Políticas Públicas de Educação Superior com foco principal na Interdisciplinaridade
Maria Estela Dal Pai Franco, PPGEdu/UFRGS
Professora Titular PPGEdu/ Faced/UFRGS; Doutor em Ciências Humanas - Educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Universidade, Pesquisa e Inovação – GEU-Ipesq/UFRGS
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

RUBIN-OLIVEIRA, M.; DAL PAI FRANCO, M. E. Produção de conhecimento interdisciplinar: contextos e pretextos em programas de Pós-Graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 27, 21 out. 2014.

Seção

Estudos

Publicado:

Out 21, 2014
Palavras-chave:

Pós-Graduação, Produção de Conhecimento, Interdisciplinaridade

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.