Produção de conhecimento em saúde na pesquisa clínica: contribuições teórico-práticas para a formação do docente

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Resumo

O presente manuscrito destina-se à apresentação de algumas ações desenvolvidas no projeto de ensino na área de saúde que têm realizado importantes contribuições teórico-práticas para a formação de docentes e para o ensino superior em saúde, no contexto de um programa de pós-graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, destacando a base teórica nos princípios da educação emancipatória de Paulo Freire. Assim, apresentamos experiências que vêm fortalecendo esse programa, não somente no que se refere à qualificação e ao aperfeiçoamento profissional para o Sistema Único de Saúde, mas também na melhor compreensão da produção do conhecimento na área da saúde. Nossa intenção é divulgar tais iniciativas inspiradas em pressupostos freireanos e na cooperação internacional, com foco na pós-graduação.

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Autores
  • Claudia Teresa Vieira de Souza Instituto Nacional de Infectologia/fundação Oswaldo Cruz
  • Dinair Leal da Hora Instituto Nacional de Infectologia/fundação Oswaldo Cruz
Biografia
Claudia Teresa Vieira de Souza, Instituto Nacional de Infectologia/fundação Oswaldo Cruz
Pós-doutora em Sociologia da Saúde pelaUniversidade de Coimbra/Portugal, doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, Rio deJaneiro, pesquisadora titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,docente do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosasdo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e Programa de PósGraduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.
Dinair Leal da Hora, Instituto Nacional de Infectologia/fundação Oswaldo Cruz
Pós-doutora emeducação pela Universidade de São Paulo, pós-doutora em Sociologia das Organizações Educativas pela Universidadedo Minho, Braga-Portugal, doutora em Educação pela Universidade Estadual deCampinas, analista de Gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, docente do Programa de Pós-Graduação em PesquisaClínica em Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Infectologia EvandroChagas.
Referências

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Como Citar

SOUZA, C. T. V. DE; HORA, D. L. DA. Produção de conhecimento em saúde na pesquisa clínica: contribuições teórico-práticas para a formação do docente. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 26, 16 jan. 2015.

Seção

Experiências

Publicado:

Jan 16, 2015
Palavras-chave:

Produção de Conhecimento em Saúde. Práticas Educativas em Saúde. Formação Docente

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