Pós-graduação stricto sensu em Direito: onde e como se forma o docente dos cursos de graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve a formação do docente que atua no bacharelado em Direito como objeto de estudo. Para tanto, elaborou, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, uma ampla cartografia da oferta (ou não) de disciplinas relacionadas à metodologia do ensino superior e/ou didática nos 116 cursos de pós-graduação stricto sensu em Direito reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no ano de 2014 a partir das informações da própria Capes e dos referidos cursos. Teoricamente, referencia-se em Aguiar (2004), Bastos (2000), Bezerra (2008), Bittar (2006), Capellari (2001), Ghirardi (2012), Stephanou (2006), Machado (2009), Morosini (2006), Muraro (2010), Sguissardi (2006) e Rodrigues (2000) na construção conceitual de um ensino jurídico para além da simples memorização da norma positivada.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Edna Cristina do Prado Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Clecia Maria dos Santos Faculdade Maurício de Nassau - FMN
  • Antonio Miguel Pereira Junior Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Biografia
Edna Cristina do Prado, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Edna Cristina do Prado é doutora em Educação pela UNESP, mestre em Educação pela PUC/SP, licenciada em Educação Física, Pedagogia, Letras e bacharel em Linguística pela USP, bacharel em Direito pela FMN, especialista em Psicologia, também pela USP, em Ecoturismo pela UFLA, em Tutoria em EaD pelo Senac. Professora Adjunta IV da Universidade Federal de Alagoas no curso de Pedagogia e nos Programas de Pós-graduação em Educação - PPGE e em Ensino de Ciência e Matemática - PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional GAE/UFAL/CNPq. 
Clecia Maria dos Santos, Faculdade Maurício de Nassau - FMN
Bacharel em Direito
Antonio Miguel Pereira Junior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo(2001), graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1987) e especialização em Formação para a Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário CESMAC(2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PRADO, E. C. DO; SANTOS, C. M. DOS; PEREIRA JUNIOR, A. M. Pós-graduação stricto sensu em Direito: onde e como se forma o docente dos cursos de graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 28, 7 dez. 2015.

Seção

Debates

Publicado:

Dez 7, 2015
Palavras-chave:

Educação Jurídica.Pós-Graduação em Direito. Formação Docente

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.