Pós-graduação stricto sensu em Direito: onde e como se forma o docente dos cursos de graduação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve a formação do docente que atua no bacharelado em Direito como objeto de estudo. Para tanto, elaborou, por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, uma ampla cartografia da oferta (ou não) de disciplinas relacionadas à metodologia do ensino superior e/ou didática nos 116 cursos de pós-graduação stricto sensu em Direito reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no ano de 2014 a partir das informações da própria Capes e dos referidos cursos. Teoricamente, referencia-se em Aguiar (2004), Bastos (2000), Bezerra (2008), Bittar (2006), Capellari (2001), Ghirardi (2012), Stephanou (2006), Machado (2009), Morosini (2006), Muraro (2010), Sguissardi (2006) e Rodrigues (2000) na construção conceitual de um ensino jurídico para além da simples memorização da norma positivada.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Edna Cristina do Prado Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Clecia Maria dos Santos Faculdade Maurício de Nassau - FMN
  • Antonio Miguel Pereira Junior Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Biografia
Edna Cristina do Prado, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Edna Cristina do Prado é doutora em Educação pela UNESP, mestre em Educação pela PUC/SP, licenciada em Educação Física, Pedagogia, Letras e bacharel em Linguística pela USP, bacharel em Direito pela FMN, especialista em Psicologia, também pela USP, em Ecoturismo pela UFLA, em Tutoria em EaD pelo Senac. Professora Adjunta IV da Universidade Federal de Alagoas no curso de Pedagogia e nos Programas de Pós-graduação em Educação - PPGE e em Ensino de Ciência e Matemática - PPGECIM. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional GAE/UFAL/CNPq.

 

Clecia Maria dos Santos, Faculdade Maurício de Nassau - FMN
Bacharel em Direito
Antonio Miguel Pereira Junior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo(2001), graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1987) e especialização em Formação para a Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário CESMAC(2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PRADO, E. C. do; SANTOS, C. M. dos; PEREIRA JUNIOR, A. M. Pós-graduação stricto sensu em Direito: onde e como se forma o docente dos cursos de graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 28, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.814. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/814. Acesso em: 16 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

dez. 7, 2015
Palavras-chave:

Educación Legal. Licenciado en Derecho. Formación del Profesorado. Legal Education. Post-Graduation in Law. Teacher Training. Educação Jurídica.Pós-Graduação em Direito. Formação Docente