Internacionalização da pós-graduação em Psicologia: estudo comparativo dos cursos de doutorado no Brasil e na Espanha

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Objetivou-se, neste artigo, analisar características relativas ao debate sobre internacionalização dos programas de excelência de Psicologia no Brasil e Espanha. Trata-se de estudo documental comparativo entre os 6 cursos de doutorado brasileiros com conceitos 6 e 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2010-2012, e os cinco espanhóis que receberam a Mención hacia la Excelencia, em 2010-2011. Três tipos de dados foram coletados: caracterização geral, formação dos alunos e produção científica (período 2007-2012). Como pontos distintos, tem-se a maior produtividade dos pesquisadores brasileiros e a predominância, no Brasil, de áreas de Psicologia alinhadas ao mainstream da pesquisa internacional. Em relação às aproximações, chamam a atenção o caráter tutorial do processo formativo e o peso de iniciativas pessoais na conquista do padrão de excelência internacional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Ana Ludmila Costa
  • Fellipe Coelho-Lima UFRN
  • Joyce Pereira da Costa UFRN
  • Pablo de Sousa Seixas UFRN
  • Oswaldo Hajime Yamamoto UFRN
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

COSTA, A. L.; COELHO-LIMA, F.; COSTA, J. P. da; SEIXAS, P. de S.; YAMAMOTO, O. H. Internacionalização da pós-graduação em Psicologia: estudo comparativo dos cursos de doutorado no Brasil e na Espanha. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 25, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.548. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/548. Acesso em: 26 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

out. 21, 2014
Palavras-chave:

Graduate Programs. Internationalization. Psychology in Brazil. Psychology in Spain. Pós-graduação. Internacionalização. Psicologia no Brasil. Psicologia na Espanha. Posgrados. Internacionalización. Psicología en Brasil. Psicología en España.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)