Educação superior sob uma ótica comparada

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este documento é um ensaio que analisa e critica um livro recentemente traduzido e divulgado pela Capes sobre educação superior nos países integrantes do BRIC, ou seja, Brasil, China, Índia e Rússia. O referido livro se insere no campo da Educação Comparada e focaliza similaridades e diferenças entre os quatro países ao enfrentar os desafios da globalização via investimentos na expansão e na melhoria de seus sistemas universitários. O presente ensaio considera os aspectos em que o caso brasileiro difere dos outros apresentados e aponta alguns problemas em relação à política educacional no Brasil que a leitura do mencionado livro sugere. O autor conclui que, apesar de apresentar algumas limitações, o livro é de grande valor para o leitor brasileiro, tanto pela quantidade de informações fornecidas quanto pela exemplificação da metodologia que fundamenta as análises de cunho comparativo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Robert Evan Verhine Universidade Federal da Bahia, Brasil
Biografia
Robert Evan Verhine, Universidade Federal da Bahia, Brasil
PhD em Educação pela Universität Hamburg, Alemanha (1992). Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da Ufba e Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Atuou como acadêmico visitante na Universität Hamburg, Alemanha; na Brown University, Estados Unidos; na Universidade de Lisboa, Portugal, e na Universidade Nacional Timor Lorosa´e, Timor-Leste. É professor associado da Faculdade de Educação da Ufba, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Membro do Conselho Diretor da Comissão Fulbright do Brasil e membro fundador da Academia de Ciências da Bahia.
Referências

CARNOY, M. et al. Expansão das universidades em uma economia global em mudança: um triunfo dos BRIC? Brasília, DF: Capes, 2016, 435 p. (Tradução de: UNIVERSITY EXPANSION IN A CHANGING GLOBAL ECONOMIC: TRIUMPH OF THE BRICS?, originalmente publicado em inglês pela Stanford University Press, Stanford, CA, EUA, 2013.)

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

VERHINE, R. E. Educação superior sob uma ótica comparada. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 1–5, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1467. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1467. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Documentos

Publicado:

set. 6, 2017