Avaliação de produtividade acadêmica: uma proposta de quantificação
DOI:
https://doi.org/10.21713/2358-2332.2006.v3.112Palavras-chave:
Avaliação. Produtividade. Qualidade-quantidade.Resumo
A necessidade por avaliações chegou definitivamente às academias. Entretanto, a dificuldade intrínseca à avaliação da qualidade da produção científica, favorece estratégias quantitativistas que, embora a viabilize operacionalmente, tem gerado insatisfações não só pelas suas fragilidades, como também pela pouca percepção da competição como um de seus propulsores (e também conseqüência). Sem a pretensão de resolver este desafio, este texto apresenta uma proposta de avaliação da produção acadêmica que, dentro de cada área de conhecimento e, ainda centrada na quantificação, pode minimizar as seqüelas dos atuais sistemas, concentrados na publicação de artigos internacionais. Ao valorar outras dimensões do trabalho acadêmico, a proposta pode contribuir para resgatar a auto-estima do pesquisador, bem como, pretensamente e como conseqüência, até um aumento de produtividade.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.
Além disso, os autores declaram que:
- Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
- O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.