Avaliação de produtividade acadêmica: uma proposta de quantificação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A necessidade por avaliações chegou definitivamente às academias. Entretanto, a dificuldade intrínseca à avaliação da qualidade da produção científica, favorece estratégias quantitativistas que, embora a viabilize operacionalmente, tem gerado insatisfações não só pelas suas fragilidades, como também pela pouca percepção da competição como um de seus propulsores (e também conseqüência). Sem a pretensão de resolver este desafio, este texto apresenta uma proposta de avaliação da produção acadêmica que, dentro de cada área de conhecimento e, ainda centrada na quantificação, pode minimizar as seqüelas dos atuais sistemas, concentrados na publicação de artigos internacionais. Ao valorar outras dimensões do trabalho acadêmico, a proposta pode contribuir para resgatar a auto-estima do pesquisador, bem como, pretensamente e como conseqüência, até um aumento de produtividade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Ronir Raggio Luiz
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

LUIZ, R. R. Avaliação de produtividade acadêmica: uma proposta de quantificação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 3, n. 6, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2006.v3.112. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/112. Acesso em: 22 nov. 2024.

Seção

Debates
Palavras-chave:

Avaliação. Produtividade. Qualidade-quantidade. Evaluation. Productivity. Quality-Quantity.