Associação entre formação de doutores no exterior e internacionalização da base de conhecimentos: estudo de casos
##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##
Neste artigo faz-se uma análise quantitativa da associação entre formação de doutores no exterior e colaboração científica internacional em quatro países – Brasil, México, China e Coreia do Sul – no período 1997-2013. Verificou-se a existência de distintos padrões de inserção no sistema global de ciência: Brasil e China ainda são dependentes da formação de doutores em instituições de classe mundial para manter ou aumentar a internacionalização de suas bases de conhecimentos; Coreia do Sul e México, sob a influência de condições e trajetórias específicas, conseguem manter sua inserção científica internacional, mesmo reduzindo a formação de quadros em instituições de classe mundial no exterior. Comportamentos similares no que se refere à evolução das duas variáveis ao longo do período reforçam a plausibilidade da associação entre formação de doutores no exterior e colaboração científica internacional.
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Autores##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Como Citar
International Collaboration. Research. Doctoral Training Abroad. Internationalization. Science. Colaboração Internacional. Pesquisa. Formação de Doutores no Exterior. Internacionalização. Ciência. Colaboración Internacional.Investigación. Formación de Doctores en el Extranjero. Internacionalización. Ciencia.