Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional

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Resumo

Este trabalho teve como objetivo mapear quantitativamente e identificar temáticas associadas a formação do orientador através de um amplo levantamento bibliográfico nacional e internacional. Apesar da centralidade do orientador para o desenvolvimento de pesquisas, sua formação é vista como espontânea e individual, permanecendo à margem de ações e investigações na universidade. Identificamos 237 pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema que nos permitiram construir 10 categorias temáticas. Os resultados apontam para uma grande disparidade quantitativa e temática entre esses contextos, indicando a urgência de discussões nacionais sobre ética, produtividade, inserção profissional de pós-graduandos, pedagogia da orientação e adoção de modelos alternativos de orientação

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Autores
  • Luciana Massi Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara/SP
  • Marcelo Giordan Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Educação, São Paulo/SP
Biografia
Referências

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Como Citar

MASSI, L.; GIORDAN, M. Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 14, n. 33, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1375. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1375. Acesso em: 26 dez. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

ago. 30, 2017
Palavras-chave:

formação do orientador, levantamento bibliográfico, pesquisas acadêmicas